Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Moradores impedem que Prefeitura derrube casas nas proximidades de escadaria interditada e abandonada desde abril no bairro Sá Viana; veja vídeos

Na manhã desta quarta-feira (18), moradores da área denominada Malvinas, no bairro Sá Viana, em São Luís, impediram que máquinas da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semosp) fizessem a derrubada de aproximadamente 12 casas situadas na lateral de uma escadaria destruída pelas chuvas, e interditada desde abril deste ano.

Os imóveis estão desocupados e os proprietários estão recebendo o benefício do aluguel social, mas não estão conformados com a situação. A promessa é de que eles sejam beneficiados com imóveis do programa Minha Casa Minha Vida. 
“Nós esperamos que a Prefeitura indenize nossa casas. Todas são legalizadas. Não estão em área de invasão. Nós só aceitamos ir para o Minha Casa Minha Vida se o imóvel estiver quitado. Com esse desemprego quem terá condições de pagar prestação?”, desabafa uma moradora.

Os moradores lamentam o descaso da Prefeitura de São Luís por não ter recuperado a escadaria e nem construído um muro de arrimo para evitar o desmoronamento da estrutura. 

“Desde abril está esse descaso. A Prefeitura teve tempo de sobra para reconstruir a escadaria e o muro de arrimo. Os moradores ainda iniciaram, por conta própria, a recuperação da escadaria, mas não tem mais condições. O secretário de obras esteve aqui e prometeu dar 40 sacos de cimento. A obrigação de fazer a obra é da Prefeitura. Como o período chuvoso está de volta, eles resolveram aparecer para derrubar as casas, sem nenhuma solução definitiva para o problema”, diz outra moradora.

Com houve reação dos moradores, máquinas e caçambas deixaram o local no momento em que a reportagem do blog chegava ao local para registrar a situação.

Membros da Defesa Civil estiveram no local para falar dos riscos e da necessidade de demolição dos imóveis. Segundo Elitânia Barros, o papel da Defesa Civil é trabalhar preventivamente para evitar tragédias, principalmente com a chegada do período chuvoso. Ela acrescentou que a demolição dos imóveis é necessária para que a Prefeitura faça a recuperação da escadaria e construção do muro de contenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário