Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Presos envolvidos em incêndios a ônibus, corrupção ativa e assalto na região metropolitana de São Luís


Os criminosos identificados como Éverton da Conceição Ribeiro, José Mário  Marques Monteiro Júnior, conhecido como “Júnior Calango”, e Pablo Nickson Aguiar dos Santos foram presos por policiais da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), Seccional Leste e delegacia de São José de Ribamar), em operação realizada para cumprimento de mandados de prisões preventivas e por sentença condenatória.

Éverton Ribeiro responde pelo crime de corrupção ativa, incurso no art. 333 do CPB. Pelas informações no dia 15 de maio de 2018, por volta das 17h10min, na Rua Duque de Caxias, no Bairro do Pão de Açúcar, ele teria oferecido vantagem indevida ao sargento da Polícia Militar Chrystian da Silva Pimentel para que não fosse multado, tendo em vista ter sido flagrado conduzindo veículo automotor, sem a devida habilitação.

Em sentença proferida em 18 de fevereiro deste ano, a juíza singular condenou Éverton Ribeiro à pena de três anos, nove meses e 15 (quinze) dias de reclusão, em regime inicial semiaberto, mas monitorado por meio do uso de tornozeleira eletrônica. Ele responde a outras cinco ações penais, duas delas, sob a acusação da prática de crime doloso contra a vida.

Em virtude do reiterado descumprimento da medida cautelar de monitoramento eletrônico, a Justiça determinou, no de 20 de novembro deste ano, a prisão preventiva de Éverton Ribeiro.

José Mário Júnior responde pelos crimes de organização criminosa e incêndio doloso, incurso nos art. 2º, § 2º e 4º, I, da Lei 12850/2013 c/c art. 250, § 1º, II, c do CPB.

A prisão de José Mario foi determinada pela 1ª Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado porque ele é um dos envolvidos em incêndios a ônibus ocorridos em meados de 2016, em São Luís, determinados por membros de facções com atuação no Estado.

José Mário chegou a ser preso no dia 16 de março de 2017, em companhia de Almir Isídio Sérgio, com 10 kg de cocaína oriundos do Estado do Mato Grosso. A prisão foi realizada no povoado Entroncamento, no município de Itapecuru-Mirim, na BR-135. A droga estava escondida nos compartimentos do veículo Classic, de cor preta, placa OXX-8606. No momento da apreensão, o veículo era conduzido por Almir Isídio.


À época José Mário era foragido da Justiça e possuía dois mandados de prisão em aberto – ele já havia sido preso por homicídio, tráfico de drogas e roubo a banco. O acusado, em depoimento à polícia, admitiu ser integrante de uma facção criminosa. A dupla foi autuada pelo crime de trafico interestadual de drogas e associação para o tráfico. 

Pablo Nickson Aguiar dos Santos foi preso em decorrência de sentença condenatória de - art. 157, 2º, II, CPB (roubo majorado pelo concurso de pessoas). Ele é um dos envolvidos em roubo cometido na Loja Ricardo Eletro do Maiobão, em 17 de novembro de novembro de 2017.

Por esse crime, Pablo Nickson foi condenado, em 29 de outubro deste ano, a 5 anos, 7 meses e 6 dias de reclusão e 102 dias-multa. A pena foi determinada pelo juiz João Paulo Mello, da 1ª Vara Criminal de São José de Ribamar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário