Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

OAB sai em defesa de mulher assassinada por PM e repudia tentativa de culpabilização da vítima


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada (CMA/MA), saiu em defesa de Bruna Lícia Fonseca Pereira, assassinada a tiros no último sábado (25), dentro de seu apartamento, pelo policial militar Carlos Eduardo Nunes Pereira, com  quem mantinha uma relação estável há dois, mas já havia decidido se separar.

“A vida humana é feita de dissabores e escolhas. Violência não é solução, tampouco justificativa para as frustrações vividas. Diante tamanha atrocidade, não seremos complacentes com tamanho desrespeito à dignidade da pessoa humana e banalização da vida”, diz a nota.

E segue: “Repudiamos todos os posicionamentos de culpabilização da vítima e que incentivam o julgamento e opressão do gênero”.

Confira a nota da OAB na íntegra

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada – CMA/MA, vem a público repudiar mais um crime de feminicídio e homicídio ocorrido no Estado.

Nesse sábado (25), mais uma mulher foi assassinada por seu companheiro, passando a integrar as estatísticas do crime de feminicídio do Estado. Em 2019, foram registrados 48 casos. Um aumento se comparado ao ano anterior, 2018, com 43 feminicídios. Em que pese viver-se no Século XXI, mais uma mulher é vítima da violência extremada que assola a nossa sociedade.

O feminicídio é a triste consequência do machismo alicerçado na naturalização de comportamentos, que fazem pessoas acreditarem que diferenças sexuais respaldam superioridade de um gênero sobre o outro. A vida humana é feita de dissabores e escolhas. Violência não é solução, tampouco justificativa para as frustrações vividas.

Diante tamanha atrocidade, não seremos complacentes com tamanho desrespeito à dignidade da pessoa humana e banalização da vida. Logo, REPUDIAMOS, de forma veemente, o ato brutal cometido pelo policial militar que tem direito à defesa e a um julgamento justo, assim como REPUDIAMOS todos os posicionamentos de culpabilização da vítima e que incentivam o julgamento e opressão do gênero.

Expressamos nossa solidariedade às famílias das vítimas, na certeza de que a justiça será feita, assim como da continuidade do combate às violências que depreciam o viver em sociedade.

Comissão da Mulher e da Advogada da OAB/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário