Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Preso suspeito de clonar anúncio de venda de apartamento no OLX e tentar vender para PM em São José de Ribamar


O que o suspeito não sabia era que o apartamento pertencia ao próprio policial que ele estaria tentando lesar.
O anúncio à esquerda é o verdadeiro e o da direita é o clonado.

De acordo com informações do portal Imirante, no fim da manhã desta sexta-feira (10), um policial militar deu voz de prisão a um suspeito de estelionato, no bairro do Araçagi, em São José de Ribamar. 

Segundo o PM, o homem havia clonado um anúncio de venda de apartamento no site de compras pela internet, o OLX, e tentado vender para o policial. Mas, o que o suposto golpista não sabia era que o apartamento pertencia ao próprio policial que ele estaria

O PM, que preferiu não se identificar, relatou que procurou uma corretora para fazer a venda do imóvel. A corretora fez o anúncio no OLX, na manhã dessa quinta (9), às 9h27. Depois de algumas horas, ela percebeu que o anúncio havia sido clonado. Alguém pegou as mesmas fotos e informações do mesmo apartamento e fez um segundo anúncio, às 18h56, só que com um valor menor do que o anúncio verdadeiro.

Ao saber da clonagem, o policial militar entrou em contato com o suposto golpista, se passando por cliente. 

“Ele me disse que não havia ninguém morando no apartamento e que me levaria lá para ver. Além disso, ele alegou que o imóvel era o pagamento de uma dívida que uma pessoa tinha com ele, por isso, estava abaixo do valor. E que, na hora que eu fosse ver o apartamento, não era para comentar nada de valor com a pessoa que estava lá. Só que, ao mesmo tempo que esse golpista falava comigo, um outro homem, comparsa dele, entrou em contato com a minha corretora se passando por comprador. Para ela, o segundo golpista disse que ia ver o apartamento acompanhado de outra pessoa, mas que não era para a corretora comentar nada de valores. Ou seja, um tentou enganar a minha corretora e o outro tentou me enganar, tentando vender, para mim, o meu próprio apartamento”, explicou o PM.

Ainda segundo o policial, para tentar pegar o golpista, ele combinou de se encontrar com o homem, alegando que queria verificar o imóvel e, chegando ao local, o PM deu voz de prisão ao suspeito.

“Eu acho importante as pessoas ficarem atentas para não caírem nesses tipos de golpes. Se eu não soubesse do que se tratava e fosse, de fato, um comprador, ia dar meu dinheiro para ele, ele ia sumir e eu ficaria no prejuízo. Por isso, sempre devemos ter cuidado com esses anúncios”, alerta o policial militar.

O homem detido, que não teve a identidade divulgada, foi conduzido à Delegacia do Araçagi e depois encaminhado para a Delegacia de Defraudações de São Luís, onde foi ouvido pelo delegado titular Jânio Pacheco.

“O conduzido, em depoimento, abriu o telefone celular dele e disse que tinhas provas de que não estava envolvido e de que, também, era vítima do caso. Ele mostrou que um mesmo número telefônico de DDD 69, do Estado de Rondônia, entrou em contado ele e com a corretora. Esse número, segundo o conduzido, também lhe aplicou um golpe”, explicou o delegado.

Como não havia provas contra o suspeito preso, ele foi ouvido e depois liberado. Mas, foi aberta uma investigação para averiguar se ele tem ou não participação no crime.

Ainda segundo o delegado Jânio Pacheco, há várias quadrilhas que atuam em diversos Estados do Brasil, tentando aplicar golpes como esse. Os bandidos fazem anúncios de imóveis e de veículos e tentam enganar duas pessoas ao mesmo tempo. O OLX é o meio mais usado, porém, há vários outros meios de aplicar esses golpes, por isso, as pessoas têm que ficar atentas.

“O primeiro grande atrativo para ser vítima desse golpe é o anúncio de bens muito abaixo do valor de mercado. Os estelionatários pegam duas vítimas e mandam elas não falarem que estão negociando com terceiros. Por isso, é importante sempre que as pessoas, quando quiserem fazer esse tipo de compra, busquem nos cartórios ou no Detran informações sobre a titularidade dos bens, para evitar de caírem nos golpes”, alerta o delegado.

Informações do Imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário