Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Governo do Maranhão entrega hospital de campanha em Pedreiras


O Governo do Maranhão segue ampliando a rede de assistência aos diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19), com ações que alcançam todos os municípios maranhenses. Nesta segunda-feira (15) foi entregue, em parceria com a empresa Eneva, o Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, na cidade de Pedreiras, que dispõe de leitos clínicos e de UTI para atender casos da Covid-19 que necessitem de internação hospitalar.

São 40 leitos, sendo 35 clínicos e 5 de UTI, que fortalecem os cuidados aos pacientes com a Covid-19 na região do Médio Mearim. “Estamos felizes por entregar este hospital e com certeza ficaremos mais felizes ainda quando estivermos fechando, pois irá significar que vencemos o coronavírus. E fechando este hospital voltaremos aqui para fazer outra entrega que será a entrega definitiva do Hospital Regional de Pedreiras, o qual a cidade já espera há tanto tempo, pois sabemos que temos essa dívida com a região”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, participou do evento representando o governador Flávio Dino. “Eu quero destacar esse esforço que o governador Flávio Dino tem feito para entregar unidades como essa por todo o Maranhão. Quando a pandemia começou, o estado tinha um pouco mais de 200 leitos e hoje esse número já ultrapassa os 1.700, números só comparados a São Paulo por exemplo. Um esforço em equipe que envolve vários poderes e sociedade privada, e que demonstra que essa é uma luta onde cada um tem que fazer a sua parte”, lembra o secretário Simplício Araújo.

A montagem do hospital foi realizada em parceria com a empresa Eneva, que doou equipamentos médicos, assim como outros itens específicos para ambiente hospitalar. “Essa parceria tornou-se um importante passo para salvar vidas na região do Médio Mearim. A empresa está engajada no projeto de apoiar e salvar vidas não só no Maranhão, mas também no Brasil”, disse o gerente de operações da Eneva, Mateus Nunes.

O novo hospital vai atender pacientes encaminhados por unidades municipais de saúde da região, por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos.

O prefeito de Pedreiras, Antônio França, frisa a importância de um hospital de campanha para a região. “É hora de união para que possamos salvar vidas. E o estado vem confirmar a sua parceria com o município e com a região. Hoje, nós só temos a agradecer, pois teremos a mão do Estado diretamente trabalhando e ajudando o município a fazer a saúde em nossa região”, afirmou o prefeito Antônio França.

A unidade hospitalar recebeu ainda uma ambulância doada pela empresa VLI Logística.

Também estiveram presentes à solenidade o deputado estadual Vinícius Louro, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; Fred Maia, prefeito de Trizidela do Vale; Kleber Rondon Branco, sobrinho do médico homenageado Kleber Carvalho Branco; autoridades religiosas, como o apóstolo Francisco Pereira de Lucena Neto e o padre José Geraldo Teófilo; além de autoridades locais.

Seletivo

A administração do Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco ficará sob responsabilidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). “Vamos fazer um esforço coletivo, de responsabilidade social, para preservar a vida daqueles que são vitimados com mais facilidade. Queremos colocar a Emserh à disposição de toda a região do Médio Mearim e dizer que o nosso compromisso desde a abertura até o fechamento deste hospital é com a vida da população dessa região”, afirma o presidente da Emserh, Marcos Grande.

O cuidado aos pacientes será realizado por equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagens, entre outros, contratados através de processo seletivo realizado pela Emserh. Ao todo, cerca de 190 profissionais irão atuar na unidade.

Homenagem

Dr. Kleber Branco foi professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, de sua carreira profissional, destaca-se a implantação da primeira unidade hospitalar de alta complexidade do interior, a Policlínica São Jorge, em Pedreiras, nos anos 1970. Ele também foi membro da Academia Maranhense de Medicina. Entre outras homenagens da classe médica, Kleber Branco recebeu placa do Conselho Regional de Medicina (CRM) pelo enaltecimento à medicina do Maranhão. O médico também foi deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário