Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Governo inaugura Hospital de Campanha de Santa Inês e Maranhão chega a 1.680 leitos para pacientes com Covid-19



O Governo do Maranhão entregou, nest segunda-feira (1º), mais um hospital de campanha. Desta vez, no município de Santa Inês. A unidade de saúde fortalece na região o combate ao novo coronavírus e amplia a assistência aos casos da doença.

O hospital tem capacidade para 40 leitos e funcionará como retaguarda do Hospital Macrorregional Tomás Martins. Para receber os novos leitos, uma força-tarefa foi montada para realizar os reparos técnicos e estruturais durante duas semanas. O Hospital de Campanha de Santa Inês vai beneficiar toda a região do Vale do Pindaré.

Nas redes sociais, o governador Flávio Dino deu destaque à inauguração de mais um hospital de campanha. “Nesta segunda-feira abrimos o hospital de campanha em Santa Inês. Nesta terça-feira estamos finalizando mais uma obra, desta feita em Paço do Lumiar. E vamos imediatamente cuidar dos equipamentos e recursos humanos”, disse o governador.

Flávio Dino destacou, ainda, que o Maranhão chega a 1.680 leitos e que a taxa de letalidade está abaixo da média registrada no país. Ele lamentou a morte de quase 1.000 maranhenses.

“Nesses meses de luta diária, saímos de 232 leitos estaduais dedicados ao coronavírus para 1.680. E temos taxa de letalidade abaixo da média nacional. Apesar desse esforço, essa terrível doença já nos levou quase 1.000 maranhenses. Lamento profundamente. Seguimos lutando”, acrescentou Dino.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, além de autoridades estaduais e municipais, participaram da entrega do novo aparelho de saúde.

“O Hospital de Campanha de Santa Inês soma-se à rede de atendimento já existente para atendimento a pacientes diagnosticados com a Covid-19. O objetivo dessa estrutura é oferecer atendimento a pacientes leves e moderados e deixar o Hospital Macrorregional para pacientes mais graves”, disse Carlos Lula.

O Hospital de Campanha conta com recepção, sala de estabilização, leitos de enfermaria equipados, farmácia, almoxarifado, posto de enfermagem, posto médico, sala para equipe multiprofissional, refeitório, entre outros ambientes. Reestruturado, o prédio já começou a receber nesta segunda-feira os novos pacientes. O novo serviço vai admitir pacientes pelo sistema de regulação de leitos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com o fluxo de atendimento, o paciente internado no Hospital Macrorregional Tomás Martins, após passar pelo tratamento contra a Covid-19, e com quadro clínico apresentando melhora, será encaminhado para o Hospital de Campanha. A prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado no combate à pandemia. “Quero, em nome da população, agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Carlos Lula, que estão disponibilizando novos em nossa região. Estamos nos equipando para salvar a nossa população. É importante que cada cidadão de Santa Inês e do Maranhão siga as recomendações da OMS de manter distanciamento social e higienizar as mãos”, pontuou.

Para a diretora-executiva do Acqua, Paula Assis, a inauguração é motivo de orgulho e satisfação.

"Para o Instituto Acqua é mais um grande passo, pois estamos contribuindo, novamente, para que mais vidas possam ser recuperadas. Esse trabalho junto ao Governo do Estado traz satisfação e estamos empenhados em seguir com a qualidade do atendimento prestado à população maranhense", garantiu.

Homenagem

O trabalho das equipes de saúde em Santa Inês tem apresentado emocionantes histórias de vitória. Um desses finais felizes foi contado durante a inauguração do Hospital de Campanha. Fernando Augusto Araújo é um dos pacientes recuperados no Tomás Martins. Ele foi agradecer o empenho da equipe de saúde da SES, do Acqua e de todos os profissionais que contribuíram, direta e indiretamente, para a sua recuperação.

“Esta equipe que trabalha nesta cidade realmente é uma guerreira em todos os aspectos. Diariamente estão no campo de batalha. Este hospital que está sendo entregue é uma extensão do Macrorregional e eles estão se empenhando para salvar pessoas fragilizadas. São psicólogos, fisioterapeutas, equipe da limpeza, técnicos de enfermagem que cuidam de quem, muitas vezes, não tem nenhum suporte. Fui um agraciado por me recuperar”, relatou, emocionado, Araújo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário