Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 14 de julho de 2020

Hildo Rocha critica transferência de leitos no Carlos Macieira, mas esquece do HUUFMA


O deputado sarnobolsominion Hildo Rocha (MDB) insiste em fazer politicagem com a crise do coronavírus. Apesar de o Maranhão permanecer há quase 30 dias com uma das menores taxa de contágio da doença no Brasil, nesta terça-feira (14) Hildo usou a tribuna da Câmara Federal para criticar a desativação de ala do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, que atendia exclusivamente pacientes com Covid-19.

Com baixa ocupação, leitos que antes eram exclusivos de coronavírus estão indo para outros pacientes na Grande São Luís.

“Inacreditavelmente, o Governo do Maranhão festejou o fechamento de leitos do Hospital Dr. Carlos Macieira, unidade hospitalar de referência de alta complexidade do Maranhão. Foram fechados 70 leitos de enfermagem e 12 leitos de UTI para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, porque, segundo eles, houve diminuição da incidência da doença”, criticou o deputado.

Hildo não cita, mas o fechamento é realmente uma vitória maranhense. A decisão de fechar a ala é resultado da crescente queda no número de internações pela Covid-19, como explicou o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula.

“A gente tá vencendo a doença, a gente tem vencido as batalhas, a gente está diminuindo progressivamente os leitos”, disse Lula.

Na ânsia de atacar adversários políticos lotados no Governo do Maranhão, Hildo Rocha esqueceu de citar outro indicador que corrobora o cenário de desaceleração da incidência da doença no Estado: a desativação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA).

A ala foi desativada no final de junho, mas Hildo não lançou uma nota sequer contra o fechamento da UTI do HUUFMA – que, diga-se passagem, também é um hospital de alta complexidade referência no Maranhão.

Soa estranho o comportamento do parlamentar, já que o HUUFMA é um órgão da administração pública federal.

Hildo Rocha não está de fato preocupado com a saúde do povo do Maranhão e usa tom de preocupação com a Covid-19 apenas para macular seus desafetos políticos? Ou o fiel escudeiro de Sarney ocultou a desativação no HUUFMA para não ferir o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), presidente que ele apoia (e por vezes venera)? Ficam os questionamentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário