Rádio Voz do Maranhão

sábado, 26 de setembro de 2020

Polícias seguem com operações de combate ao crime na Grande Ilha

Centenas de policiais estão nas ruas e avenidas da Região Metropolitana de São Luís, executando operação de combate ao crime. O objetivo é conter a ação de facções criminosas, apreender armas e drogas, garantindo a segurança dos cidadãos. 

Iniciada na noite de sexta-feira (25), a operação integra efetivo da Polícia Civil e Polícia Militar, com o acompanhamento de todos os chefes de comandos. Pessoas foram abordadas e veículos vistoriados. A operação é contínua, sendo realizada diariamente e intensificada aos fins de semana. 

“Colocamos um grande contingente de policiais e veículos nas ruas da Região Metropolitana da capital. Todos os chefes do Sistema de Segurança estarão nas ruas para acompanhamento da atuação dos nossos policiais e combate ao crime”, pontuou o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, sobre a operação integrada que mobilizou mais de 680 policiais, 110 viaturas e cerca de 80 motocicletas, nesta primeira etapa.

De imediato, a ação policial culminou com prisões e apreensões de drogas na área da Vila Progresso, em São José de Ribamar, além de apreensão de adolescentes envolvidos com infrações. Foram cumpridos mandados de prisão de suspeitos procurados pela Justiça e de busca e apreensão em diversos locais.

Os policiais estiveram em terminais de integração, principais avenidas, ruas dos bairros e demais áreas mapeadas e com histórico de crime.

Nos ônibus, a ordem era parar para as vistorias, na busca de foragidos da justiça, itens suspeitos, drogas e armas. Carros, motos e veículos de grande porte também foram abordados. O efetivo trabalha a pé, em motos, viaturas e cavalaria.

As estruturas do Batalhão de Choque e Centro Tático Aéreo (CTA) também estão integradas à operação. Policiais atuam em sistema de rodízio, distribuídos em equipes, que deram início aos trabalhos na noite de sexta-feira (25), sendo finalizado esta primeira etapa às 6h da manhã deste sábado (26).

Portela lembrou que as facções já se atacam há muitos anos e têm sempre confronto entre si, envolvendo muita violência, agressões e mortes, e que são um mal existente em todo o Brasil e que disputam territórios para o tráfico de drogas.

“Um conceito que vale para todas as facções. Para nós, vale o comando de combatê-las e vamos agir com a força que a lei nos permite. Facção criminosa em nosso estado não vai estabelecer nenhum comando”, enfatizou o titular da SSP-MA. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, ressaltou o propósito “significante da operação conjunta das polícias, com todo o efetivo e aparato da Polícia Militar nas ruas, pela redução da criminalidade e segurança dos cidadãos”.

A operação prossegue ao longo da próxima semana, sendo reforçado nos fins de semana. Entre os bairros que receberam a operação estão Turiúba, Outeiro, São Cristóvão, Maiobão, Cidade Operária, Panaquatira, MAs 204 e 201, entre outras.

Para quem acompanhou o trabalho policial neste primeiro dia da grande operação, o sentimento é de segurança. É o que avalia Johnny Matos, que mora na Cidade Operária. 

“Com certeza, a gente se sente bem mais seguro com essa ronda da polícia, sobretudo nessa área aqui do bairro, onde tem uma área pública que é a praça. Aqui é um ponto onde as pessoas vêm para a porta para conversar, e ver a polícia nas ruas nos deixa mais tranquilos”, afirmou o morador, que presenciou as equipes em operação na frente de sua residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário