Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Governador Flávio Dino entrega ambulâncias para unidades de saúde

O Governo do Estado contemplou capital e cidades do interior maranhense com a entrega de ambulâncias. Os novos veículos, equipados e com itens de segurança para equipe e pacientes, vão reforçar o transporte nas unidades de saúde. O programa de entrega de ambulâncias é mais uma ação do Governo do Estado para intensificar a parceria com os municípios.

A entrega melhora o atendimento tanto em unidades da rede estadual quanto municipal. A solenidade de entrega, conduzida pelo governador Flávio Dino, ocorreu na manhã desta segunda-feira (4), no Palácio do Leões.

“Investimos permanentemente em quantidade e qualidade da rede estadual de saúde. Temos no Maranhão uma rede estruturada do Governo do Estado, com múltiplos serviços, presente em todas as regiões. Essas ambulâncias irão a todas as regiões, inicialmente, equipando unidades da rede estadual, e posteriormente, faremos doações a municípios”, disse Flávio Dino.

“O objetivo é que rede estadual e municipal trabalhem juntas, como ocorreu no ano de 2020, em que tivemos uma situação muito difícil e que ainda prossegue, mas no qual cumprimos metas importantes na saúde”, acrescentou Dino 

O governador citou o alcance de 60 mil procedimentos realizados pelo programa Mais Cirurgias; construção, reforma e ampliação de unidades de saúde, a exemplo da entrega de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos Lençóis Maranhenses; e ações de reconhecimento dos profissionais da saúde.

Flávio Dino reforça que o trabalho prossegue ao longo de 2021, tendo como objetivo prioritário a garantia da vacinação contra o novo coronavírus, mas se abre num leque de iniciativas, entre estas, a entrega de ambulâncias.

“A ambulância é que permite o transporte do paciente às unidades construídas, reformadas e ampliadas pelo Governo do Estado. Vamos prosseguir essa parceria com os municípios para que possam ter esse implemento na sua estrutura de saúde, levando os pacientes aos hospitais macrorregionais mais próximos. É um avanço no trabalho de combate ao coronavírus e temos outras enfermidades que precisamos dar atenção e as ambulâncias são fundamentais nesse processo”, destacou o vice-governador Carlos Brandão. Mais entregas serão realizadas ao longo da semana, contemplando cidades do interior do Estado.

Os veículos são equipados com a possibilidade de se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA), que permite o trajeto da equipe em pé e com segurança. Na gestão, cerca de 300 ambulâncias já foram entregues.

Nesta etapa, as unidades que receberam as ambulâncias são Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Cidade Operária, Araçagi, Parque Vitória, UPA de São João dos Patos e Codó, Policlínica Cohatrac, Hospital Nina Rodrigues, Hospital Carlos Macieira (HCM), Hospital do Câncer e Hospital Presidente Dutra.

O secretário de Estado de Saúde (SES) Carlos Lula pontua que o programa de entrega de ambulâncias do Governo do Estado é permanente e reforça o trabalho da gestão na melhoria da saúde na rede estadual e municipal. “Sabemos das dificuldades dos municípios na aquisição deste transporte. Muitos o faziam de maneira inadequada e insegura. O Governo está mudando esta realidade, implantando um novo conceito de transporte sanitário seguro, adequado e confortável para a equipe e paciente. É um caminho de melhorias, sempre, onde municípios e Estado estão em sintonia e harmonia”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário