Rádio Voz do Maranhão

domingo, 2 de maio de 2021

Maranhão registra mais 20 mortes por coronavírus; uma das vítimas fatais é mãe de Lula Fylho, ex-secretário de Saúde de São Luís

O Maranhão confirmou, neste domingo (2), mais 20 mortes e 85 novos casos de covid-19, sendo que o total de óbitos chegou a 7.331.

Uma das vítimas fatais é a culinarista Ana Lula, mãe do ex-secretário de Saúde da Prefeitura de São Luís, Lula Fylho. Ela morreu na tarde deste domingo. ‘Juja’, como era conhecida, ficou famosa pelo seu atelier culinário, Casa de Juja, no bairro Vinhais, em São Luís.

Ana Lula foi infectada em 2020, mas conseguiu se recuperar.  Após tomar a primeira dose da vacina, ela voltou a contrair o vírus a dez dias da segunda dose.

Pelo twitter, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, lamentou a morte de Ana Lula. “Lamento profundamente a partida de Ana Lula, fiel defensora da nossa cultura e da culinária maranhense. Meus sinceros sentimentos a @lulafylho, familiares e amigos. Nos despedimos prematuramente do seu sabor, amor e alegria. Deus a tenha e conforte cada coração”, disse o secretário.

Foram confirmados 17 novos casos na região metropolitana de São Luís, 3 em Imperatriz e 65 nas demais regiões. O total de casos confirmados chegou a 267.635.

20.290 pessoas estão com o vírus ativo. 19.031 estão em isolamento domiciliar, 749 encontram-se em leitos de enfermarias e 510 em leitos de UTIs.

As 20 novas mortes ocorreram nas cidades de São Luís (3), Paço do Lumiar (2), Santa Inês (2), Bacabal (1), Esperantinopólis (1), Fortaleza dos Nogueiras (1), Grajaú (1), Imperatriz (1), Itapecuru Mirim (1), Parnarama (1), Paulo Ramos (1), Porto Franco (1), São João do Sóter (1), Timon (1), Trizidela do Vale (1) e Zé Doca (1).

Mais 34 pessoas se recuperaram da doença. No total, 240.014 pessoas (89,68% dos infectados) conseguiram se recuperar da doença.

2.966 pessoas são suspeitas de infecção e aguardam resultados de testes.

Ocupação de leitos

Na região metropolitana de São Luís, 88,56% dos leitos de UTI estão ocupados, sendo que 31 estão livres. Os leitos de enfermaria têm 80,66% de ocupação, sendo que 105 estão livres.

Em Imperatriz, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 59,72%, sendo que 29 estão livres. Os leitos de enfermaria têm 36,08% de ocupação, sendo que 124 estão livres.

Nas demais regiões, 55,97% dos leitos de UTIs estão ocupados, sendo que 107 estão livres. A ocupação de leitos de enfermaria é de 31,93%, com 373 livres.

A morte de Ana Lula

A culinarista Ana Lula foi internada com complicações da covid-19 na quarta-feira (28). Era um caso de reinfecção, pois ela já havia contraído e se curado da doença em 2020. Neste domingo, ela não resistiu à agressividade da doença.

Ana Lula era natural de Santa Inês, filha de um empresário do ramo madeireiro. Por muitos anos, foi dona de um dos restaurantes mais frequentados no Centro Histórico de São Luís, o Antigamente, na Praia Grande, no mesmo local em que hoje funciona o Folha de Vinagreira.

Há cerca de cinco anos, criou a Casa da Juja, no bairro do Vinhais, onde recebia um público seleto. Ela costumava dizer que não se tratava de um restaurante, mas de um ateliê gastronômico.

Ele havia tomado a primeira dose da vacina contra o coronavírus, mas se reinfectou a menos de 10 dias da segunda dose. Ela foi diagnosticada novamente com o vírus no meio da semana, sendo imediatamente internada.

Na noite desse sábado (1°) teria sofrido parada cardíaca, mas foi reanimada. No começo da tarde deste domingo, Ana Lula não resistiu a uma nova parada cardíaca e terminou morrendo.

Veja dados do boletim epidemiológico divulgado pela SES







Nenhum comentário:

Postar um comentário