Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Em nota, secretários destacam prisão de um dos envolvidos no assassinato de trabalhador rural em Codó

José Francisco foi morto a tiros no povoado
Volta da Palmeira, em Codó
 

A Polícia Civil do Maranhão prendeu em flagrante, no último domingo (11), o homem identificado como Alexandre Alves da Silva Júnior, conhecido como “Alex”, que matou a tiros o trabalhador rural José Francisco de Sousa Araújo, no povoado Volta da Palmeira, no município de Codó.

O crime contou com a participação de Fernando Rafael Galvão, conhecido como “Boca Cheia.  A polícia solicitou a prisão preventiva dos dois envolvidos.

Alexandre e Fernando chegaram na casa de Francisco e deram os primeiros disparos. A vítima reagiu e atingiu Alexandre com um tiro de espingarda, antes de ser morto com dois tiros. Ao procurar a UPA de Codó, o assassino foi preso em flagrante.

Os secretários Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular) e Jefferson Portela (Segurança Pública) divulgaram a seguinte nota:

Sobre o assassinato de José Francisco de Sousa Araújo, em povoado no município de Codó, no dia 11 de julho de 2021, informamos:

A Polícia Civil efetuou, no dia 11 de julho, a PRISÃO em flagrante delito de Alexandre Alves da Silva Junior, conhecido como “Alex”, e igualmente solicitou a prisão preventiva deste e de Fernando Rafael Galvão, conhecido como “Boca Cheia”, pelo assassinato de José Francisco de Sousa Araújo. Alexandre e Fernando chegaram na casa de Francisco e deram os primeiros disparos; Francisco reagiu e atingiu Alexandre com um tiro de espingarda, antes de ser morto com dois tiros. Alexandre procurou, então, a UPA de Codó, onde foi preso em flagrante delito pelo assassinato de Francisco.

a) A Polícia Civil efetuou, no dia 11 de julho, a PRISÃO em flagrante delito de Alexandre Alves da Silva Junior, conhecido como “Alex”, e igualmente solicitou a prisão preventiva deste e de Fernando Rafael Galvão, conhecido como “Boca Cheia”, pelo assassinato de José Francisco de Sousa Araújo. Alexandre e Fernando chegaram na casa de Francisco e deram os primeiros disparos; Francisco reagiu e atingiu Alexandre com um tiro de espingarda, antes de ser morto com dois tiros. Alexandre procurou, então, a UPA de Codó, onde foi preso em flagrante delito pelo assassinato de Francisco.

b) A região de Vergel possui conflitos históricos, desde a década de 80, e que foram agravados nos últimos 15 anos em decorrência de interesses distintos entre herdeiros. Há também denúncias de grilagem de terras na região. Atualmente a comunidade é formada por 8 famílias.  Na Justiça, o caso se estende desde 1984 por meio da ação de inventário nº 0000008-81.1984.8.10.0034, ainda hoje em trâmite na comarca de Codó.

c) todas as providências que cabem a Polícia foram tomadas. Não nos cabe qualquer atuação quanto ao processo de inventário, tendo em vista que o Judiciário é independente. De todo modo, o governo do Estado está à disposição das 8 famílias que disputam a herança das terras, e de demais interessados, para tentar ajudar em algum tipo de mediação.

São Luís, 13 de julho de 2001

Chico Gonçalves

Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular - SEDIHPOP

Jefferson Portela

Secretário de Estado de Segurança Pública

.......................

Postagem relacionada:

Trabalhador rural é morto a tiros no município de Codó

Nenhum comentário:

Postar um comentário