Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Em derrota para Bolsonaro, PEC do voto impresso é rejeitada pelo plenário da Câmara; quatro deputados do Maranhão votaram a favor

A matéria não obteve os 308 votos necessários para ser votada em 2º turno e foi arquivada

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição 135/19, conhecida como PEC do voto impresso.

Foram 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção. Como a matéria não obteve os 308 votos necessários para ser votada em segundo turno, a PEC foi arquivada.

Após a votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), agradeceu aos deputados pelo "comportamento democrático" e afirmou esperar que o assunto seja encerrado.

"A democracia do plenário desta casa deu uma resposta a esse assunto e na Câmara eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado", declarou.

O texto original da PEC, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), determinava a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor” independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.

Em discurso a favor da PEC, a autora reclamou que o rumo do debate foi "completamente desvirtuado".

"Eu estudo sobre o voto impresso desde 2014. Acompanhei testes no TSE, vistos por especialistas. Sempre vi quebras de seguranças das urnas eletrônicas. Meus eleitores votaram em mim acreditando na possibilidade de a PEC ser aprovada. Essa PEC é dos brasileiros que querem transparência no processo eleitoral. Não é minha e nem do presidente Jair Bolsonaro. Vamos despolitizar o debate", afirmou Kicis.

Já o deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) afirmou que Bolsonaro foi eleito com o uso da urna eletrônica e ressaltou que a agenda é "tóxica para a democracia".

"O presidente Jair Bolsonaro não vai recuar. Por que? Porque as pesquisas mostram que ele vai perder. Ele não vai perder por causa da urna, mas por causa das mais de 570 mil mortes causadas pela Covid-19", disse.

A PEC do voto impresso já havia sido negada na Comissão Especial na última sexta-feira (6), por 23 votos a 11. Por ter caráter consultivo -- e não terminativo, o tema foi levado ao plenário pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Um dia antes, em 5 de agosto, a comissão já havia rejeitado o parecer do deputado Filipe Barros (PSL-PR), cujo substitutivo propunha a contagem pública e manual dos votos a partir de cédulas impressas no momento da votação. No dia seguinte, o colegiado aprovou parecer do deputado Raul Henry (MDB-PE), que recomenda a rejeição também da proposta original.

Veja como os deputados do Maranhão votaram

Aluisio Mendes (PSC-MA) -Sim

André Fufuca (PP-MA) – Ausente

Bira do Pindaré (PSB-MA) - Não

Cleber Verde (Republicanos-MA) - Sim

Edilazio Junior (PSD-MA) - Não

Gastão Vieira (PROS-MA) - Não

Gil Cutrim (Republicanos-MA) - Não

Hildo Rocha (MDB-MA) – Ausente

Josimar Maranhãozinho (PL-MA) –Não

Josivaldo JP (Podemos-MA) - Sim

João Marcelo S. (MDB-MA) – Ausente

Junior Lourenço (PL-MA) –Não

Juscelino Filho (DEM-MA) – Ausente

Marreca Filho (Patriota-MA) - Não

Pastor Gil (PL-MA) - Sim

Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) - Não

Rubens Jr. (PCdoB-MA) –Não

Zé Carlos (PT-MA) - Não

Nenhum comentário:

Postar um comentário