Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Maranhão e Piauí estão entre os Estados que mais reduziram a pobreza no Brasil, diz IBGE

Governado por Flávio Dino, o Maranhão reduziu em 5,6 pontos percentuais o número de pessoas pobres, enquanto o Piauí, de Wellington Dias (PT), diminuiu 6,7 pontos percentuais

O Maranhão e o Piauí estão entre os Estados do Brasil que mais reduziram a pobreza entre 2019 e 2020, segundo dados divulgados no mês de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Governado por Flávio Dino (PSB), o Maranhão reduziu em 5,6 pontos percentuais o número de pessoas pobres, enquanto o Piauí, de Wellington Dias (PT), diminuiu 6,7 pontos percentuais. Sergipe e Pará foram os únicos que conseguiram resultados melhores: -8,9 p.p. e -8,8 p.p., respectivamente.

Além disso, a queda da pobreza verificada no Maranhão é bem maior que a da média nacional, de 1,8 ponto porcentual, no mesmo período. A informação está na Síntese de Indicadores Sociais 2021, divulgado periodicamente pelo IBGE.

“Nós tivemos o menor número de pobreza desde 2012. Tradicionalmente, o Maranhão sempre esteve na casa dos 55%, 56%, e chegamos a 48%. Tivemos a quarta maior queda do país no que se refere à pobreza”, afirma o governador Flávio Dino. O Piauí também registrou o menor número da série histórica.

“Se olhar no longo curso do tempo, comparativamente, você vai ver que esse indicador ainda é desafiador, sem dúvida alguma, mas é o melhor da série histórica.” O governador acrescenta que a superação da pobreza se trata de um processo contínuo, uma vez que as desigualdades regionais e sociais são muito fortes no Brasil.

“E o Maranhão historicamente acabou ficando para trás no campeonato do desenvolvimento. A reversão disso depende inclusive de fatores nacionais. O ambiente nacional é muito hostil e todos os Estados dependem também de políticas e investimentos nacionais. E hoje temos uma política federal que é avessa ao desenvolvimento”, diz Dino.

Norte e Nordeste como um todo tiveram redução na pobreza, de 6,3 p.p. e de 4,1 p.p., respectivamente, entre 2020 e 2021. Já o Sudeste teve diminuição de 0,4 p.p. e Centro-Oeste e Sul apresentaram aumento da pobreza.

5 comentários:

  1. Graças ao governo Bolsonaro!
    O dino só aumentou o custo de vida com seus impostos!

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk SÓ tu pda fazer a população sorrir kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Se tivéssemos um Presidente competente tava bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas foi o governador que assumiu dizendo que aumentaria o idh!
      Se não fosse o presidente a situação era bem pior!

      Excluir