Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Bolsonaro decreta perdão da pena a Daniel Silveira, condenado pelo STF; decisão conduzirá a novas ameaças ao STF, diz Flávio Dino

Jair Bolsonaro anunciou benefício da graça e agrava crise institucional com o STF após a Corte condenar o deputado bolsonarista a 8 anos e 9 meses de prisão

Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira (21) um decreto que concede “graça constitucional” ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), um dia depois do bolsonarista ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 8 anos e 9 meses de prisão, por estimular ataques às instituições como o próprio Supremo.

O anúncio do perdão da pena judicial foi feito por Bolsonaro durante transmissão nas redes sociais e deve agravar ainda mais a tensão institucional com o Supremo.

“É uma notícia de extrema importância para a nossa democracia e a nossa liberdade. É um documento que eu comecei a trabalhar desde ontem, quando foi anunciado a prisão de 8 anos e 9 meses ao deputado federal Daniel Silveira”, afirmou Bolsonaro.

A liberdade de expressão protege opiniões contrárias, jocosas, satíricas ou errôneas, mas não opiniões criminosas, discurso de ódio, atentados contra o Estado democrático de Direito e a democracia. E a imunidade parlamentar só é aplicável quando as manifestações têm conexão com a atividade legislativa ou são proferidas em razão desta, não podendo ser usada como escudo para atividades ilícitas.

Com esse entendimento, o Plenário do Supremo Tribunal Federal, por 9 votos a 2, condenou, nesta quarta-feira (20/4), o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) a oito anos e nove meses de reclusão, em regime inicial fechado, e multa de R$ 192,5 mil, corrigida monetariamente.

Com isso, o STF determinou a perda do mandato de deputado federal de Silveira e a suspensão de seus direitos políticos enquanto durarem os efeitos da condenação. Dessa maneira, se a decisão for mantida após o julgamento de eventuais embargos de declaração e transitar em julgado, ele não poderá se candidatar nas eleições de outubro, com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010).

A corte entendeu que Silveira praticou os crimes de coação no curso do processo (artigo 344 do Código Penal) e tentativa de impedir o livre exercício dos poderes da União (artigo 23 da Lei de Segurança Nacional — Lei 7.170/1973). Os ministros o absolveram da acusação de incitação à animosidade entre as Forças Armadas e o Supremo (artigo 286, parágrafo único, do Código Penal).

Entre outras manifestações, o parlamentar defendeu o retorno do Ato Institucional nº 5, instrumento da ditadura militar, para promover a cassação de ministros do STF, com referências aos militares e aos ministros, visando a promover uma "ruptura institucional". Ele também incitou a população, por meio de suas redes sociais, a invadir o Supremo.

Prevaleceu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, seguido integralmente pelos ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Só não seguiram integralmente Alexandre os dois ministros indicados pelo presidente Jair Bolsonaro, André Mendonça e Nunes Marques. Mendonça votou para condenar Silveira à pena de dois anos e quatro meses de reclusão, além de multa de R$ 91 mil.

Já Nunes Marques entendeu que as declarações estão protegidas pela imunidade parlamentar e votou pela absolvição do deputado.

Decisão pode levar a novos ataques contra o STF

Para o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, ex-juiz federal e professor de Direito Constitucional, o decreto do presidente poderá levar a outros ataques contra o STF. Eles ressalta que a condenação de Daniel Silveira decorreu de ameaças contra ministro da Corte.

“Lembro que a condenação desse criminoso decorreu de ameaças à integridade física de ministros do Supremo. Se prevalecer esse escandaloso decreto, o ato funcionará como estímulo a novas agressões. Ou seja, o decreto presidencial é um meio que conduzirá a novas ameaças ao STF”, escreveu Dino.

O ex-governador disse também que o ato, além de uma inaceitável afronta e é nulo, pois prevalece apenas o interesse pessoal do presidente de proteger o aliado político.

Confira a íntegra do posicionamento do ex-governador.





Indulto é declaração de guerra ao Estado de Direito, diz Carol Proner

A jurista Carol Proner, professora de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, classificou como "declaração de guerra ao Estado de Direito" o decreto de Jair Bolsonaro que concede perdão da pena ao deputado Daniel Silveira, condenado a 8 anos e 9 meses pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

"Indulto ilegal porque inconstitucional, imoral, abusivo, violento, grave abuso de poder, declaração de guerra ao Estado de Direito, todo apoio ao Supremo Tribunal Federal", afirmou Proner.

O advogado e jurista Fernando Fernandes afirmou que Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade com o decreto que perdoa a pena imposta a Daniel Silveira. Segundo Fernando Fernandes, o Supremo pode avaliar se houve um desvio de finalidade no ato do Presidente da República contra um julgamento cujo acórdão ainda não foi publicado. “O STF pode examinar desvio em relação a uma decisão de indulto ocorrida imediatamente a uma decisão do STF sequer publicada cuja a motivação é desconstituir pelo executivo a decisão recém tomada e afetada pela pessoalidade já que direcionada a um réu, e contra a separação dos poderes. Há evidente desvio de finalidade possível de análise imediata ex ofício”, afirmou Fernandes ao 247.

No texto do decreto, Bolsonaro determina que todos os efeitos secundários da condenação também ficam anulados, o que inclui a inelegibilidade, consequência da condenação de Silveira. Com isso, o deputado volta a poder ser candidato nas eleições de outubro deste ano.


32 comentários:

  1. É justo, o STF está extrapolando, pau que dá em Chico dá em Francisco!🤣🤣

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ...o presidente BOLSONARO usou as prerrogativas do cargo q ocupa...esse STF , não tem limites, enforca a CF !!!!

    ResponderExcluir
  3. O engraçado é q o STF solta o Lula ladrão condenado pela justiça e q prender o deputado pq falou mal deles kkk parabéns presidente

    ResponderExcluir
  4. A bandidafem está protegida, Brasil o país da impunidade.

    ResponderExcluir
  5. Os vagabundos estão protegidos pelo chefão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá falando do LULADRAO né, q foi perdoado pelo STF...não é seu HIPÓCRITA, BABACA...pra vcs tudo tá certo , para os seguidores do presidente BOLSONARO não pode não é....VTNC BABACA.

      Excluir
    2. Vagabundo robô ou gado ,apoiador de miliciano ,matador do caso Adriano ,rachadinhas e primeira dama com cheques entre outros casos de corrupção ,mais o presidente diz que nunca teve um caso,pessoal morrendo de fome poder de compra que não dá pra nada ,salário mínimo sem aumento real e vcs defendendo esse governo ,ou são ladrões e corruptos como ele ou é um robô da milícia .

      Excluir
    3. Vai TNC você babacão que tá acostumado, esse governo lasca com tudo, desestabiliza o país, gera inflacao e um abestado, gado cabeça de boi, defendendo milicianos. Boiola desse otário.

      Excluir
  6. Esse presente é porreta...viva a democracia.

    ResponderExcluir
  7. Esse FD, não tem o q fazer esse INFAME... deixou o Maranhão uma DESGRAÇA...o pior em tudo no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns presidente BOLSONARO....o Sr tem essa prerrogativa , tá na CF ...os crimes alegados ao Daniel Silveira nem se compara com os de André do Rap , q está solto pelo próprio STF.

    ResponderExcluir
  9. Bolsonaro vagabundo e bando de safados quem o apoia,Brasil lascado inflação ,desemprego ,não baixou violência ,miliciano ,vários casos de corrupção no governo como Mec ,rachadinhas ,filhos como roubalheira e ainda tem quem defenda ,só podem ser ladrões e marginais como ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CALMA! NAO VAI INFARTAR! TENHO PESSIMAS NOTICIAS PRA VC, ELE VAI SER PRESIDENTE ATÉ 2026

      Excluir
    2. Safado é tu, Lularapio e a turma da esquerda maldita...BANDO DE FDP !!!!

      Excluir
    3. Vagabundos e milicianos apoiadores de ladrões Mec rachadinhas

      Excluir
    4. Só podia ser miliciano defendendo vagabundo ,está morrendo de fome com inflação e desemprego e a violência que nunca baixou ,mais defendendo vagabundo e corrupto víde Mec,caso Adriano ,rachadinhas ,primeira dama com cheques de

      Excluir
    5. ESSE DECIO NÃO DURA ATÉ AS ELEIÇÕES

      Excluir
    6. Rapaz a Justica no Brasil so existe o nome msm.

      Excluir
  10. Inflação desemprego violência e em relação a filho safado o luladrao também tem e fez coisas erradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda acha normal ,mais é assim mesmo gado ou robô

      Excluir
    2. Gado e robô é o teu c.... babaca... vagabundo petista.

      Excluir
  11. Eguagina tu achas normal se Lula roubou Bozo também pode. Qud diferencartem esse presidente qud só se junta com bandidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas onde estão as provas de atuais desvios na gestão que está aí? Não tem investigação, não tem processo? Só tem acusação? Enquanto isso o outro foi condenado por mais de 20 juízes e os jumentos petistas dizem que ele é inocente com provas dobradas.

      Excluir
    2. Deu siô o C. os filhos estão comprando mansão com que dinheiro?

      Excluir
    3. Ué!? Comprei uma casa, o dinheiro eu juntei trabalhando, se alguém me acusar de bandido sem provar a compra dessa casa é prova que eu tô sendo bandido?

      Excluir
    4. Tá bom inocente! As rachadinhas, queiroz, miliciano morto na bahia.....

      Excluir
    5. micheque, venda de emendas parlamentares, compras de proteses penianas.....

      Excluir
    6. Mas onde estão as provas caras, já fui acusado de um monte de coisas, após investigação ficou comprovado que eram mentiras

      Excluir
    7. Ei siô eu te conheço

      Excluir
  12. A pepa tá revoltada... toma no teu cu baleia, acabou com o nosso maranhão e agora se junta a lulaladrao...

    ResponderExcluir
  13. CALMA! NAO VAI INFARTAR! TENHO PESSIMAS NOTICIAS PRA VC, ELE VAI SER PRESIDENTE ATÉ 2026

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS, PRESIDENTE BOLSONARO...O INDULTO É CONSTITUCIONAL E PORTANTO, LEGÍTIMO...A CF LHE DÁ ESSE PODER...O STF , pensa q é o dono do Brasil.

    ResponderExcluir