Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Crime de encomenda? Há três dias, jornalista esfaqueado em Brasília produziu reportagem denunciando clube de tiros em Brazlândia

O editor do telejornal DFTV Gabriel Luiz, 28 anos, esfaqueado, na noite dessa quinta-feira (14), em Brasília/DF, produziu, na terça-feira (12), uma reportagem denunciando um clube de tiros, que põe em risco a vida de moradores e trabalhadoresem propriedades, na zona rural de Brazlândia.

O ataque criminoso ocorreu por volta de 23h, quando ele retornava para casa. Segundo informações preliminares, dois homens ainda não identificados atacaram o jornalista.

Ainda não se sabe se o ataque contra o jornalista tem relação com essa denúncia, que foi ao ar no DF 1ª Edição, ou se foi tentativa de latrocínio.

Confira o teor da reportagem qe denuncia o clube de tiros.

Marcas de tiro, barulho e munição espalhada: clube de atiradores causa discórdia entre vizinhos e caso vai parar na polícia, no DF

Por Gabriel Luiz, TV Globo

Um clube de tiro inaugurado à beira da DF-251, em uma área rural de Brazlândia, no Distrito Federal, tem causado discórdia entre a comunidade local. Segundo moradores, o estabelecimento provoca barulho e perigo para quem passa pelo local. Além disso, projéteis têm ficado espalhados pelas propriedades vizinhas.

O clube foi inaugurado há cerca de seis meses e, segundo os proprietários, segue todas as medidas de segurança necessárias e possui as licenças obrigatórias. No entanto, por conta das queixas, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil do DF.

Uma equipe da TV Globo que esteve no local, na semana passada, registrou um bate-boca entre um morador e um sócio do estabelecimento.

Queixas dos moradores

O clube de tiro funciona em um espaço aberto e é separado dos outros terrenos apenas por uma cerca de arame farpado e por um barranco de terra e pneus. Moradores registraram diversas marcas de bala em árvores fora do espaço do estabelecimento, e perto de casas vizinhas (assista abaixo).

Moradores flagram munição e marcas de balas próximo a clube de tiro no DF ambém reclamam que o barulho de disparos de pistola, revólver ou fuzil é constante e altíssimo. Os vizinhos afirmam que trabalhadores que atuam em plantações no local já desistiram do trabalho devido ao risco que acreditam correr por conta dos tiros.

"Nós estamos é com medo de um acidente fatal. Um acidente ou até mesmo, porque é uma questão de tempo, um projétil desses acertar uma pessoa", afirma o militar reformado Carlos Augusto Costa.

"Se você entrar um pouco mais adiante, vai entrar numa histeria. Vai ter que usar colete à prova de balas porque o pessoal não oferece a segurança que deveria oferecer", diz o geólogo Pedro Jacob.

O que dizem os responsáveis pelo clube

Em entrevista à TV Globo, o advogado do clube, Adilson Valentim, disse que o estabelecimento foi instalado no local exatamente para evitar transtornos. "Aqui é uma área rural. Nós colocamos em uma área rural pra não termos problema com a vizinhança. Porém, se colocarmos um equipamento de medição de ruídos, vai ver que estamos dentro do que a legislação permite", diz.

O advogado também garantiu que o barranco de segurança tem 10 metros, acima do mínimo exigido, que é de 6 metros, e que todas as medidas de proteção estão sendo tomadas. Quanto às marcas de balas nas árvores, disse não saber como chegaram no local e deu a entender que a responsabilidade seria dos vizinhos.

"Em relação aos projéteis que chegaram aí, eu não vou conseguir falar, porque eu não tive acesso a esses projéteis. Não foi feita pericia que comprove que saiu do clube. Se ficar comprovado que foi do clube, o clube se responsabilizará. Inclusive, não estou dizendo que não aconteceu, mas pode ter sido um projetil criado", afirmou.

O que dizem as autoridades

A Polícia Civil já fez perícia nas árvores para determinar de onde vieram os tiros. O caso é investigado pela 18ª Delegacia de Polícia, em Brazlândia.

A Administração Regional de Brazlândia afirmou que o clube de tiro tem autorização emitida pela Junta Comercial. Já a Secretaria de Proteção à Ordem Urbanística (DF Legal), disse que vai mandar uma equipe ao local pra verificar se todas as licenças estão corretas.

O Exército, que é responsável pela regulação das atividades de estabelecimentos do tipo, não tinha se manifestado até a última atualização desta reportagem.

Acesse o link para assistir à integra da reportagem

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/df1/video/vizinhos-de-clube-de-tiro-na-area-rural-do-df-dizem-que-municao-vai-parar-em-lotes-vizinhos-10472100.ghtml

..............................

Postagem relacionada:

Jornalista da Globo é esfaqueado e passa por cirurgias em Brasília


Um comentário: