Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Professores não aceitam proposta feita pelo prefeito Braide e greve continua por tempo indeterminado

Os professores da rede municipal de ensino não aceitaram proposta da Prefeitura de São Luís, que ofereceu 10,06% de reajuste salarial para a categoria.

A decisão foi tomada durante assembleia geral, na noite desta quarta-feira (20), na Praça Deodoro. O Sindicato dos Profissionais do Ensino Público de São Luís (Sindeducação) informou que a greve se mantém, por tempo indeterminado.

Com a greve mantida, novas rodadas de diálogo devem ocorrer.

O percentual de 10,06% apresentado é o dobro do que a Prefeitura havia oferecido durante as rodadas de diálogo com o sindicato, e foi apresentado em audiência de conciliação entre as partes, realizada hoje, no Tribunal de Justiça, Centro. O índice seria aplicado aos vencimentos dos professores que recebem acima do piso salarial

Segundo o Sindeducação, o valor é muito abaixo do que a categoria reivindica, que é atualização do piso nacional de 33,24% para docentes do nível médio. Esse reajuste foi aprovado pelo governo federal, no dia 4 de fevereiro deste ano, com isso, o piso passou de R$ 2.886 para R$ 3.845. E para todos os professores de nível superior, a categoria pede 36,56%.

Para os que recebem abaixo do piso, a Prefeitura diz que mandou à Câmara Municipal proposta de reajuste em 33%.

Anteriormente, a gestão municipal havia proposto reajuste de 5%, que não foi aceito pelos professores e culminou na decretação de greve por tempo indeterminado, na segunda-feira, 18, mesmo com decisão judicial que considerou a paralisação ilegal.


10 comentários:

  1. Tanto que lutei nas duas Campanhas para que o BLAIDE...desde o 33 até essa que lhe deu o poder hoje...E PENSEI QUE ELE FOSSE UM ADMINISTRADOR DIFERENTE;QUEBREI A MINHA CARA...GREVE POR CIMA DE GREVE;VERGONHA MAIS VERGONHA.

    ResponderExcluir
  2. Isso que dá votar em gente despreparada, anota aí, vem mais greve, a cidade tá só buraco, a avenida dos africanos vira uma lagoa quando chove. O prefeito passou 10 meses só olhando o povo se vacinando.

    ResponderExcluir
  3. Sem fala nos contratos das empresas privadas que presta serviço para a prefeitura triste e lamentável a situação

    ResponderExcluir
  4. Não presta conta dos recursos do Fundeb, planta matérias jornalisticas mentirosas através do jabá, desqualificando os profissionais da educação e por último está inventando e espalhando através da mídia paga, que nós na maioria professoras, somos massa de manobra de políticos. O que ele não diz é que boa parte dos profissionais que estão participando da greve, votaram nele. Ele já esqueceu que na greve contra Edivaldo, ele foi no acampamento dos professores prestar "solidariedade" e dizer que faria diferente se tivesse sido eleito.

    ResponderExcluir
  5. Um prefeito autoritário. Pediu a ilegalidade da greve antes mesmo de começar... na audiência de conciliação,pediu que a desembargadora desse multa diária ao sindicato de 100 mil reais;bloqueio das contas do sindicato;desconto no contracheque dos professores grevistas, mesmo sabendo que as aulas são repostas. Quis obrigar o sindicato a mudar o horário da Assembleia geral, que ao contrário do que diz a matéria, não foi na praça Deodoro, mas, na praça Maria Aragão,e fazer a aprovação dos 10.06% com os manifestantes presentes na frente do TJ.
    Braide inimigo da educação.

    ResponderExcluir
  6. E outra, ñ estamos reivindicando somente nosso reajuste, mas também condições dignas de se trabalhar. As salas de aulas estão uma verdadeira sauna! Tem ar condicionado nas salas mas ñ pode se ligar, pq a rede elétrica ñ suporta a carga. Temos que arcar com despesas com materiais didáticos se quisermos oferecer uma atividade diferenciada para os alunos, os quadros ñ prestam mais... é por toda a comunidade escolar que estamos na luta!

    ResponderExcluir
  7. É muito triste um país que não dá valor ao professor. Trabalho numa escola que tá toda quebrada, tem ar-condicionado mas, nunca funcionou, tem biblioteca mas,nunca foi usada pois, é quente e cheia de môfo. Minha sala quando chove cria um lago dentro, sem contar as paredes verdes de môfo, quando cessam as chuvas minha sala vira uma sauna. Dirijo todos os dias mais de 30 km pra ir pra zona rural e outros 30 pra voltar. Se eu dependesse só desse dinheiro da prefeitura, não sei como seria. Pra um bom entendedor é escancarada a urgência de um salário melhor para nós professores e condições estruturais para se trabalhar. Prefeito nunca me enganou, não votei nele, graças a Deus. Respeito à lei do piso. Recurso pra pagar professor é federal.

    ResponderExcluir
  8. O que mais me aborrece e me deixa indignada é que a verba federal do fundeb chega,e o que ele faz com esse dinheiro?
    Porque as escolas que estavam depedradas foram somente mascaradas com as cores do governo atual.
    Braide pague o que deve aos professores,esse dinheiro não é seu,e nosso,e da educação,você não tira dos cofres da prefeitura 100% pra nos pagar.Infelizmente te elegemos, você era de dentro do sindicato na gestão anterior lembra? Prometeu melhor valorização, e hoje nem respeito temos.

    ResponderExcluir
  9. EDUARDO BLAIDE EU SEI QUE VOCÊ E ASSESSORIA TUDO VER AQUI NO GILBERTO LIMA...OLHAM O POVO DESCENDO A LENHA...O BLOG FOI COMENTÁRIO HOJE LÁ...NAQUELE LUGAR.

    ResponderExcluir
  10. Braide, boca do curinga, procura trabalhar, te mexe, faz alguma coisa, sai dessa ociosidade, te elegeu pra quê?

    ResponderExcluir