Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Policiais rodoviários transformam viatura em câmara de gás e matam homem negro em Sergipe

 

Vídeo mostra vítima, que tinha transtornos mentais, sendo algemada e prensada dentro de porta-malas enquanto sai fumaça do veículo; PRF diz que agentes usaram armas menos letais para contê-lo durante abordagem

Um homem negro de 38 anos morreu, na tarde dessa quarta-feira (25), após ter sido abordado por policiais rodoviários federais em Umbaúba, no litoral sul de Sergipe.

Vídeos gravados por testemunhas mostram a vítima sendo algemada no chão, se contorcendo, e depois sendo prensada no porta-malas da viatura enquanto sai uma fumaça similar a munição química.

Segundo o G1, o homem foi identificado como Genivaldo de Jesus Santos e a abordagem foi presenciada pelo sobrinho dele, Wallyson de Jesus, que disse que o tio foi parado quando pilotava uma motocicleta. “Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, contou ao portal.

O jovem relatou que mesmo tentando dialogar com os policiais, não foi ouvido, e que usaram spray de pimenta e o colocaram no veículo. “Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio já chegou lá desacordado. Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde”.

Testemunhas que gravaram a ação nada fazem durante o registro e é possível ouvir comentários de “vai matar o cara lá dentro”. Em outro ângulo do vídeo, uma mulher fala “pode gravar isso aí, isso aí é um crime” enquanto sai a fumaça da viatura.

À reportagem, a assessoria da Polícia Civil de Sergipe confirmou apenas que familiares e testemunhas prestaram depoimento na delegacia da cidade, mas não quis dar detalhes da ocorrência. A Ponte também procurou a Prefeitura de Umbaúba para saber sobre o atendimento a Genivaldo, mas a assessoria só funcionava até as 13h, e tentou ligar para o Hospital José Nailson Moura, mas não localizou contato.

O uso de armas menos letais é previsto dentre os princípios do uso escalonado da força e estão previstas e normas internacionais e nacional como meio de não recorrer à força letal. Empregar spray, munição química, bombas, balas de borracha e afins sem seguir protocolos pode ser considerado como forma de tortura e até causar morte. Componentes a gás nunca devem ser usados em ambientes fechados, à curta distância ou em direção à cabeça e membros superiores das pessoas porque podem causar asfixia, segundo o Guia de Uso de Armas Menos Letais na Aplicação da Lei (leia aqui, em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU).

20 comentários:

  1. Pra quê isso,por isso que esses homens tudo tem um fim triste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já viu aquele ditado que os dedos da mão são juntos,mais não são iguais a conduta desses dois policiais não se pode julgar a corporação toda em todo lugar tem bons e maus profissionais.Primeirante a prf vão afastar o mesmos das funções externas ou seja o patrulhamento e colocar em funções administrativas,vão abrir um Processo administrativo disciplinar para apurar a conduta dos mesmos se for comprovado um excesso e conduta dolosa vão ser expulsos da corporação e o inquérito policial tbm será aberto

      Excluir
  2. São covardes escondidos por trás de um fardamento, mas tudo tem volta !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu és um esquerdopata HIPÓCRITA, isso q vcs são...qndo matam policiais vcs metem a língua no c...bando de INFAMES VERMES VERMELHOS.

      Excluir
    2. Rapaz tu tá doente...não sei quem é tu mais você é preocupante na sociedade...COMO É QUE TU QUER CALAR TODO MUNDO DIANTE DE UMA TRAGÉDIA DESSA...TU TÁ DOENTE...PROCURA UM PSIQUIATRA.

      Excluir
  3. Policiais estúpidos e desumanos

    ResponderExcluir
  4. Já eram pra estarem presos esses assassinos fardados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em um futuro próximo, irão se FUDER DE VERDE E AMARELO

      Excluir
  5. Bando de caralho, qndo os PRFs foram mortos em Fortaleza, vcs não falaram porra nenhuma não é...vcs são uns HIPÓCRITAS, SAFADOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei anônimo pega teu carro ou um ônibus desce lá no posto da PRF e pagar um boquete pra cada um seu lambe - botas do caralho !

      Excluir
    2. Kkkkkkkk pede pra bota gel kkkkk

      Excluir
  6. Esse blogueiro , é outro cínico...enfatiza q só a situação do indivíduo, se ele mata os policiais, não iam falar nada não é... CANALHAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vídeo é terrível de se ver...mataram o rapaz como se matasse bicho pra se vingarem da morte dos outros dois na fortaleza...PURA VINGANÇA...MAIS A JUSTIÇA DIVINA NÃO FALHA...ELES VÃO PAGAR POR ISSO.

      Excluir
    2. ANÔNIMO respeito é bom e todo mundo gosta...O GILBERTO LIMA É UMA FIGURA PÚBLICA DE NOME E CREDIBILIDADE...CINISMO ADEQUA AO SEU CARÁTER
      ...MENOS ANÔNIMO,NINGUÉM É OBRIGADO A ACEITAR A TUA OPINIÃO.MENOS POR FAVOR.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Tu és um pilantra, qndo policiais são mortos , de forma covarde , tu não fala nada... HIPÓCRITA, esquerdopata CÍNICO.

      Excluir
  8. Então tu és a favor da guerra civil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara...eu vou responder pelo ANÔNIMO IDIOTA...EU SOU A FAVOR É DA POLÍCIA PEGA UM CIDADÃO DE BEM SEM CAPACETE NUMA MOTO E COLOCAR NUMA CÂMERA DE GÁS COM PLATÉIA...SEU IGNORANTE IMBECIL;SÓ TU ESTÁ CONTRA A OPINIÃO PÚBLICA...SEU nojento.

      Excluir