Rádio Voz do Maranhão

domingo, 12 de junho de 2022

Bolsonaro confessa o medo de ser preso caso não se reeleja


Assombra Bolsonaro o que aconteceu com a ex-presidente da Bolívia, Jeanine Añez, condenada à prisão por tramar um golpe de Estado, em 2019. Foi o que ele mesmo admitiu em entrevista a jornalistas brasileiros à saída de uma churrascaria, ontem à tarde, em Orlando, nos Estados Unidos:

“A turma dela perdeu [as eleições], voltou a turma do Evo Morales [ex-presidente, deposto por um golpe militar]. O que aconteceu um ano atrás? Ela foi presa preventivamente. E agora foram confirmados 10 anos de cadeia para ela. Qual a acusação? Atos antidemocráticos. Alguém faz alguma correlação com Alexandre de Moraes e os inquéritos por atos antidemocráticos? Ou seja, é uma ameaça para mim quando deixar o governo?”

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, chefia, ali, um inquérito que investiga a rede bolsonarista de distribuição de notícias falsas e de financiamento de atos hostis à democracia. Bolsonaro, que uma vez o chamou de “canalha”, agora sugeriu que Alexandre é “um psicopata”:

“Isso nunca ocorreu no Brasil. Uma pessoa apenas decide. Ele faz um inquérito, que não tem a participação do Ministério Público, e investiga por fake news. O que esse cara tem na cabeça? O que é que ele está ganhando com isso? Quais são seus interesses? Ele está ligado a quem? Ou é um psicopata? Ele tem um problema.”

Bolsonaro voltou também a atacar o ministro Luís Roberto Barroso, chamando-o de “mau caráter” e “mentiroso”. Desta vez deixou em paz o ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a quem acusa de ser “marxista e leninista”, mas não a Lula, que acusou de ser corrupto.

Sobre urnas eletrônicas? Voltou a falar em risco de fraudes caso os militares não possam participar de modo mais ativo da apuração dos votos. Lamentou que o tribunal tenha rejeitado ofício que lhe enviou o Ministério da Defesa pondo em dúvida o sistema eleitoral. Para variar, Bolsonaro mentiu. O tribunal não rejeitou o ofício.

Das 15 propostas feitas pelas Forças Armadas, 10 foram acolhidas, quatro estão em análise para as eleições de 2024, e apenas uma de fato foi rejeitada. Bolsonaro não se emenda. Seus auxiliares da área política comemoravam os efeitos positivos de sua viagem aos Estados Unidos quando souberam o que ele disse em Orlando.

Se dependesse deles, Bolsonaro pararia de atacar ministros do Supremo e de pôr em dúvida a segurança das urnas. Ele está 21 pontos atrás de Lula em recente pesquisa Datafolha. Seu principal objetivo deveria ser atrair votos do centro, e isso só será possível se ele moderar o discurso. Do jeito que vai, acabará derrotado.

Por Ricardo Noblat

20 comentários:

  1. Kd o vídeo de Bolsonaro falando que tá com medo? Não seria o contrário, ou seja, o cara de nove dedos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara sai do Brasil para "chorar pitangas" no colo do Presidente dos EUA. Ai é ser fracassado mesmo, Biden é vacinado ! Antes de Bolsonaro cruzar o espaço aéreo do país, governado por Biden, as agências de segurança já havia entregue o dossiê a respeitdo do brasileiro.

      Excluir
  2. Bolsonaro Reeleito a Lava Jato vai voltar, com outro nome e mais forte. Quem tem rabo de palha que se cuide, inclusive nas paragens Gonçalvinas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitado vc vai chorar Bolsonaro já era

      Excluir
  3. Vai toda familícia presa, as voltas que essa terra plana dá coloca tudo no lugar.

    ResponderExcluir
  4. Merece ser preso esse imbecil, morreram muitos por negligência desse desgoverno e ele incentivando ataques ao supremo, queria governar sozinho e ferrar com o povo, e não é so ele, os filhos também, tudo corrupto.

    ResponderExcluir
  5. Vai muita gente pra cadeia, a milícia agiu durante esse governo desastroso, os milicianos vão ser presos.

    ResponderExcluir
  6. Tem gente que não sabe i terpretar texto, quer ver o vídeo, Bozolóide é tapado mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Bozo e Micheque tão com medo de ir pra cadeia Queiroz se candidatou pra ganhar imunidade, medo de ser preso também.

    ResponderExcluir
  8. Quem era para estar preso é o luladrão corrupto

    ResponderExcluir
  9. A família Bolsonaro é muito corrupta.

    ResponderExcluir
  10. Esse ex capitão relapso, nunca se comportou nem no exército. tá com medinho, só não fazer m....

    ResponderExcluir
  11. Corrupto, o filho comprou mansão de 6 milhões.

    ResponderExcluir
  12. O Povo gosta de aventura, eldgeu Collor e agora Bozo, o MINTO.

    ResponderExcluir
  13. Lula lá. O Bozo tá nervoso.

    ResponderExcluir
  14. Lula lá. O Bozo tá nervoso.

    ResponderExcluir