Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Comissão da OAB-MA cobra conclusão de inquérito sobre morte de homem no supermercado Mateus, em São Luís

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Maranhão (OAB-MA) aguarda esclarecimentos na demora da conclusão do inquérito que investiga a morte de um homem, identificado como Darlon Oliveira dos Santos, nas dependências do supermercado Mateus, no bairro da Cohab, em São Luís. O crime, que aconteceu em 2019, não tem suspeitos indiciados e o inquérito está parado há 3 anos.

De acordo com informações do laudo pericial divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML), a causa da morte de Darlon Oliveira não teria sido ocasionada por torturas. No entanto, as imagens das câmeras de segurança do supermercado em que o homem foi morto, divulgadas na última quarta-feira (22), mostram atos de violência, empregados por vigilantes e funcionários do estabelecimento, para render Darlan, que não oferecia resistência.

O presidente da Comissão de Diretos Humanos da OAB-MA, Erik Moraes, disse que a demora para a conclusão do inquérito é injustificada. Segundo ele, a lentidão das investigações impede o acesso da família à justiça.

“A gente oficiou a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) no intuito a entender a demora de 3 anos para a conclusão de um inquérito, assim como também o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), através da Promotoria de Controle Externo e Atividades Policiais, para que façam o dever da fiscalização nessa investigação […] a demora impede o acesso da família à justiça. Só acumula dor e isso precisa ser reparado o quanto antes”, disse.

Erik Moraes também comentou que, de acordo com as imagens do caso, a morte da vítima é uma reação incompatível, considerando a falta de ameaça em suas reações.

“É evidente que, ali, existe uma pessoa em surto psicótico, em que ela não exerce, em nenhum momento, atos de violência ou qualquer motivo para depredação, furto ou roubo que evidencie aquelas atitudes, tanto dos funcionários quanto da segurança privada […] tem que ter um protocolo quando a pessoa está com algum problema daquele tipo”, concluiu.

A família de Darlon Oliveira contesta a versão do laudo divulgado pelo IML, que nega a tortura como a causa da morte da vítima. Um dos advogados de defesa da família, José Carlos dos Santos, explica que as imagens da ocorrência atestam o uso de força física para render Darlon.

“As imagens mostram atos de violência, sem que o Darlon oponha qualquer resistência, ou demonstre qualquer ameaça aos funcionários do estabelecimento. Nós percebemos, ali, que ele foi torturado até a morte”, disse José Carlos dos Santos.

Os próximos passos do caso, de acordo com o advogado José Carlos dos Santos, incluem a atuação junto a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA.

“Já há uma ação cível ajuizada, e a defesa tem diligenciado, junto a Delegacia de Homicídios, junto a OAB-MA, a Comissão de Direitos Humanos, para que o inquérito possa ter um resultado; ter um relatório final, indiciando aqueles que realmente contribuíram para a morte do Darlon”, finalizou.

Com informações do g1 MA

...................

Postagem relacionada:

Homem negro é agredido e morto dentro do supermercado Mateus; inquérito que investiga o caso está parado há três anos


8 comentários:

  1. ISSO NÃO VAI DAR EM NADA KKKKKKK....QUEM VAI BRIGAR COM O MATEUS....NENHUM JUDICIÁRIO BRASILEIRO IMAGINA O MARANHENSE...FALA SE DE # PODER ECONÔMICO #..ele é quem rege no MARANHÃO.

    ResponderExcluir
  2. Olha as características do infeliz do segurança... HOMEM VELHO, ESCRAVO DO MATEUS,FORA DE FORMA,E COM CERTEZA POBRE AINDA,COMETER UMA ATROCIDADE DESSA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse bem, mais um escravizado do capital que toma para si a função de opressor. Casos parecidos de torturas feitas por seguranças têm ocorrido em várias lojas desse grupo, nesse específico levou a morte, alguma justiça aos familiares deve ser feita.

      Excluir
  3. Se eu fosse da família se vingaria tranquilo....estudava todas as formas de vingança... não deixava barato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ter estudado português. Imagina a capacidade para elaborar um plano de vingança se não consegue sequer escrever corretamente uma frase ??!! Jovem APEDEUTA, ao escrever "Se eu fosse" deveria usar o pronome "ME vingaria". Eita MOBRAL VELHO MAL FEITO

      Excluir
    2. Eh escravo do Mateus vai tomar no teu anel com 30 cm fila da puta.

      Excluir
  4. Esse caso aqui me lembrou o caso do bandido,que se dizia empresário,e arrastou o morador de rua pelas ruas de São Luís até a morte... porque o rapaz tava furtando comida no bangalô dele... BANDIDO DESSE ESTÁ,EM PEDRINHAS.

    ResponderExcluir
  5. Não lembrava ou não sabia desse caso, vou mudar de supermercado.

    ResponderExcluir