Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Após Toffoli anular provas e dizer que prisão de Lula foi erro histórico, Flávio Dino promete acionar a PF para investigar Lava Jato

O ministro disse ainda que a decisão de Toffoli faz parte de um capítulo quase final dessa 'longa e triste história'

A AGU (Advocacia-Geral da União), órgão que faz a representação jurídica do governo, anunciou nesta quarta-feira (6) que irá criar uma força-tarefa para apurar eventuais desvios de agentes públicos por decisões contra o presidente Lula na Operação Lava Jato.

De acordo com o órgão, a medida foi tomada depois de o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli determinar que as provas oriundas dos sistemas da Odebrecht são imprestáveis.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nas redes sociais que a decisão do ministro Toffolli tem dois alcances, o jurídico e o político.

"Quando o Ministério da Justiça receber oficialmente a decisão, enviarei à Polícia Federal para cumprimento da determinação de apuração de responsabilidade criminal de agentes públicos", disse Dino.

O ministro disse ainda durante um evento desta quarta que essa decisão de Toffoli faz parte de um capítulo quase final dessa "longa e triste história", disse.

No caso da AGU, diz a pasta, a força-tarefa irá, além de apurar desvios, "promover a reparação de danos causados por decisões proferidas pelo Juízo da 13ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Curitiba-PR, contra Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente da República, bem como por membros do Ministério Público Federal no âmbito da chamada 'Operação Lava Jato'".

Em nota divulgada no site do órgão, o advogado-geral da União, Jorge Messias, diz que "uma vez reconhecido os danos causados, os desvios funcionais serão apurados, tudo nos exatos termos do que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal".

Messias é um dos cotados para ser ministro do STF com a aposentadoria da atual presidente da corte, Rosa Weber.

Na decisão desta quarta-feira, Toffoli determinou que se conceda o acesso integral do material apreendido na Operação Spoofing, que investigou e prendeu os responsáveis pela invasão hacker a aparelhos de agentes públicos, a todos os investigados e réus processados com base em elementos da Lava Jato.

Toffoli também decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba apresente em até 10 dias o conteúdo integral de todos os documentos e anexos relacionados ao acordo de leniência da Odebrecht, inclusive os recebidos no exterior, sob pena de incidência no crime de desobediência.

Na decisão desta quarta, ele afirmou ainda que "sob objetivos aparentemente corretos e necessários, mas sem respeito à verdade factual", os agentes públicos que atuaram na Lava Jato "desrespeitaram o devido processo legal, descumpriram decisões judiciais superiores, subverteram provas, agiram com parcialidade e fora de sua esfera de competência".

"Enfim, em última análise, não distinguiram, propositadamente, inocentes de criminosos. Valeram-se, como já disse em julgamento da Segunda Turma, de uma verdadeira tortura psicológica, um pau de arara do século 21, para obter 'provas' contra inocentes", continuou.

"Para além, por meios heterodoxos e ilegais atingiram pessoas naturais e jurídicas, independentemente de sua culpabilidade ou não. E pior, destruíram tecnologias nacionais, empresas, empregos e patrimônios."

17 comentários:

  1. O triunvirato tá formado, o ministro obeso, o magistrado pau mandado e o Luladrão. Agora é só aguardar o fim do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. A Justiça existe. Lula o martir.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado , 3 bilhões de reais devolvidos, vieram do nada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê esses 3 bilhões? Foram usados para a campanha de Moro? Kkkkk

      Excluir
  4. Logo logo todo mundo vai cair o Brasil não aceitara essa forma de governo inclusive os poucos que votaram a favor do pt iram se arrepender pois a picanha foi só ilusão gasosa chegando a 7 conto faz o L

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro vc precisa estudar a nossa língua. Iram ou irão? Nos arrependemos de ter eleito Bolsonaro. Esse foi o pior presidente que o Brasil teve a infelicidade de eleger. Graças à Deus o povo o tirou do poder. Deus acima de tudo e de todos!!!

      Excluir
    2. No gocerno do Bozo pagava 11 na gasosa, ahora 7. Salve Lula.

      Excluir
    3. Que diabo é iram? Vai estudar adorador de miliciano, genocida e ladrão de joias.

      Excluir
  5. Pesquisa Ipec divulgada nesta quarta-feira (6) aponta que 40% dos brasileiros classificam o terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom. Os que consideram regular são 32%, enquanto os que avaliam como ruim ou péssimo somam 25%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 5 de setembro.

    SHOW LULA, mostra pro BOZOJOIAS como se governa.o 4° governo vai ser melhor.

    ResponderExcluir
  6. A direita derrubou uma vez e vai derrubar novamente o país não vai ficar essa bagunça logo todo mundo pula do barco a ficha vai caindo e a picanha foi só pra enganar os juju

    ResponderExcluir
  7. Eu tô achando q essa injustica brasileira q e de confiança ainda vao descobrir q quem roubo a Petrobras foi bolsonario q o sítio de Atibaia e o apartamento dúplex também é de bolsonario kkkkkkkkl

    ResponderExcluir
  8. Também não duvido que a família miliciana mais perigosa e mentirosa do Brasil tenha roubado todos os patrimônios acima e combinado com o Sérgio Pilantra Moro para forjar provas e acusar o Lula desses crimes 👆😱

    ResponderExcluir
  9. Nos desfiles não deu ninguém se nem a ptzada foi apoiar o lulinha é sinal que esse governo tá indo no caminho certo kkkkkkk vocês vão ver o que é população em massa logo logo assim que a direita retornar

    ResponderExcluir
  10. kkkk brasilll , onde a lei é so para quem tem dinheiro pq assim pode comprar ate a "justica "

    ResponderExcluir
  11. Ei bostanaristas patriotários!👉🏻não esqueçam de que vcs não moram em Orlando nos EUA( local onde o MINTO de bosta ladrao de jaois e do cérebro de vcs fugiu com as Joais, patrimônio da nação), vcs moram no Brasil e por isso, torçam para que o governo do Lulinha de açúcar restaure o Brasil depois só desgoverno do psicopata, porque senão vc irão afundar também. Viva Lula. Viva o Brasil sem milicias

    ResponderExcluir
  12. "Amigo do amigo do meu pai" kkkkkkkkkkkkk A casa vai cair de novo, a roubalheira vai acabar

    ResponderExcluir
  13. param de merda ...botam na cabeça de vocês...o tal do Lula é um ex presídiario,só aí ele já perde feio pro Bolsonaro,Bolsonaro nunca foi condenado.

    ResponderExcluir