Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

CNJ afasta desembargadora Nelma Sarney por dois anos

A desembargadora Nelma Celeste Souza Silva Sarney Costa foi afastada por dois anos das atividades no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). A decisão foi tomada pelo nesta terça-feira, 20, durante a primeira sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela e o juiz Clésio Coelho Cunha foram acusados de favorecer um ex-assessor da magistrada para que fosse aprovado em um concurso de cartorários no estado.

A decisão questionada foi tomada por Clésio, em 2015, quando atuou na condição de substituto da desembargadora, durante as férias dela. O juiz corrigiu e alterou as questões do concurso público, concedendo mais pontos ao ex-assessor, que acabou aprovado e assumiu as funções como tabelião.

Ao voltar das férias, Nelma Sarney Costa confirmou a decisão e a encaminhou ao plenário do TJ-MA, que manteve a liminar. O mesmo aconteceu quando o processo chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Para a maioria dos conselheiros do CNJ, a desembargadora foi imprudente ao favorecer o ex-assessor. Já em relação ao juiz, ele foi absolvido das suspeitas de irregularidades, pois não foram encontradas provas de que agiu deliberadamente na decisão tomada.

O processo administrativo disciplinar (PAD) contra a dupla teve início em 2019. A desembargadora, que é cunhada do ex-presidente José Sarney, tentou ser ministra do Superior Tribunal de Justiça, em 2013, mas acabou preterida.

Apesar do afastamento, a desembargadora Nelma Sarney Costa continuará recebendo os salários atuais. Essa é a segunda pena mais grave no âmbito administrativo contra magistrados. A maior é a aposentadoria compulsória, na qual o juiz continua com os salários, mas é afastado em definitivo das atividades. Ela ainda poderá recorrer da decisão.

13 comentários:

  1. O TJMA tem juiz que interfere formalmente para favorecer parente.

    ResponderExcluir
  2. Kkk. Fala sério. Férias de 02 anos pra que nem trabalha por sinal, e ainda refecendo um belo salário pago pelo povo. Brincadeira isso. Mas está na lei e a lei e aprovada por analfabetos que sequer sabem botar um o, a exemplo da bancada da direita que so sabem falar merda em redes sócias. Aliás, por falar nesses vermes, cadeia neles Xabdao 😂😂

    ResponderExcluir
  3. Justiça arquiva processo contra Bolsonaro por críticas a Moraes Portal Pleno News.

    ResponderExcluir
  4. A justiça do arquivou até agora somente um processo e assim mesmo, um civel, em Xandão processava ele por danos Morais ? Kkkkk. E os 126 processos criminais que irão levar ele pra cadeia? São esses que interessam ao povo Brasileiro, já que serão neles que serão emitidas as sentenças que jogarão esse verme nos calabouços da papuda. Perdeu Mané. Bozo e seus filhos milicianos já eram😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DECIO ALARGADOR DE ANONIMO21 de fevereiro de 2024 às 10:07

      FALTOU O CASO MARIELE. VAI TE TRATAR LOUCO!!

      Excluir
    2. Decio cú estraçalhado, nem pode sentar.

      Excluir
    3. Sim, concordo, e aí como estão o andamento desses processos?

      Excluir
    4. Também quero saber, como está o inquérito; Da compra das vacinas, covacxim, das manifestações de 07 de setembro de 2020,2021, das jóias, das rachadinhas,da CPI da COVID,da importunação da baleia,etc

      Excluir
    5. Mortes de yanomamis no 1º ano de Lula superam toda gestão de Bolsonaro

      Neemias CheckAds
      E a justiça, nesse caso? Vai abrir inquérito?

      Excluir
    6. Se os Yanomamis passaram 4 anos de fome, uma hora iriam morrer, estão doentes pela maldade do Bozo.

      Excluir
  5. Acabou porra 😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  6. Com esse sobrenome, acabaram com o Maranhão, pobre Estado sucateado por eles.

    ResponderExcluir