Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Flávio Dino toma posse como novo ministro do STF

Com 55 anos, o novo ministro ganhou destaque durante o governo Lula ao comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, de 55 anos, tomou posse na tarde desta quinta-feira, 22, como o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), sucedendo a ministra Rosa Weber, que se aposentou em 30 de setembro de 2023. 

A cerimônia foi presidida pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

"Flávio foi deputado, senador, governador de Estado e, talvez, o que menos pessoas saibam, foi ministro da Justiça, juiz federal concursado, primeiro colocado, secretário do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] na gestão de Nelson Jobim. Presença maciça no plenário de pessoas de posições políticas diversas, Flavio é querido, presença de todas as visões documentam a vitória da democracia e institucionalidade", disse Barroso.

Por volta das 19h, Dino participou de uma missa na Catedral de Brasília com 500 convidados. O ministro dispensou a tradicional festa oferecida pelas associações de juízes.

Ao assumir o cargo, o novo ministro receberá um acervo inicial de 341 processos em tramitação, dentre os quais estão casos relacionados às conclusões finais da CPI da covid-19 do Senado, que têm como um dos alvos o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em 13 de dezembro, Dino passou por uma sabatina no Senado, onde foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) após uma sessão de 10 horas e 2 minutos, com um placar de 17 votos a favor e 10 votos contra. No plenário do Senado, seu nome recebeu 47 votos a favor e 31 contra. A aprovação foi obtida por uma margem estreita, e houve resistência por parte dos congressistas da oposição em relação ao ex-ministro e ex-senador.

Ele é o segundo indicado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o STF durante seu terceiro mandato e o décimo indicado ao longo de seus três governos (2003-2010). Natural de São Luís (MA), Dino poderá permanecer na Corte até 30 de abril de 2043, quando completará 75 anos e será obrigado a se aposentar compulsoriamente.

Dino é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo concluído sua graduação em 1991. Antes de ingressar na política, atuou como advogado e professor de Direito. Entre os anos de 1994 e 2006, exerceu a função de juiz, até decidir concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.

13 comentários:

  1. Agora lascou pra golpistas, milicianos e seus financiadores. Arrocha DINÃO e XANDÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade. Agora "Miliciano, golpistas e financiadores" estão com os dias contados, Xandão está de mais e agora com o apoio do Dinão, vão acabar com tudo. Futuramente será a vez de outros, não sei como a mídia irá rotula-los, é provável que alguns dos que hoje batem palmas pra Xandão, estejam entre os tais, porque a democracia precisa ser defendia.

      Excluir
  2. Kkkk. Desde ontem o Bosta, o estelionatário da fé- pastor Silas Mala cheia( de dinheiro) e os filhos milicianos do MINTO, não param de cagar. Estão usando Tapes pra não se vazarem todos. E os patriotarios que apoiam o verme sumiram das redes sócias. Desde ontem não aparece um . Ikkkkk. Cadeia neles Dinão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não sumiram das redes sociais, estão lá, onde sempre estiveram. É que estão se preparando pra o evento do dia 25 de Fevereiro, a globo está divulgando dia e noite na sua programação.

      Excluir
    2. Estão nos porões do esgoto.

      Excluir
  3. O Bosta e seus filhos milicianos ficaram pianinhos ontem na sede da PF quando foram prestar depoimentos sobre os crimes que cometeram de 2019 - 2022. São valente só nas redes sócias. E os milicos que apoiaram a tentava de golpe, começaram a chorar para não perderem a farda, todos arrependidos de terem caído na lábia do ladrao de Joais. 😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  4. Sabe a música do Legião que diz: "E não apoio generais de dez estrelas que fica atrás da mesa com o cú na mão " vi isso ontem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ! Pau no cu dos bolsonarista!

      Excluir
    2. oh! meu homi,meu bofe, vamos nos encontrar e bota aqui o teu,meu gato. Ai, toda arrependida, nossa.

      Excluir
    3. Esse Décio cú estraçalhado se supera, a gente conhece os comentários dele, deve tá dando, tá louquinha.

      Excluir
    4. oh, meu homi, meu gato meu bofe, não faça comentários homofóbicos, me aceite, afinal homofóbico é o bozó e sua turma e nós não somos como essa gente.

      Excluir
  5. Já emagreceu, ta emagrecendo, agora só falta raspar careca pra ficar parecendo o outro lá

    ResponderExcluir
  6. Grande dupla Dinão e Xandão, os golpistas que se escondam, se forem pra Paulista estarão ferrados. Quem segue louco, louco é.

    ResponderExcluir