Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Prefeito, secretária e empresários são alvos de operação contra corrupção em Bela Vista do Maranhão

Segundo o Ministério Público, um grupo criminoso estaria ocultando o desvio de dinheiro público. Mais de R$ 5 milhões foram bloqueados e policiais estiveram na casa de Augusto Filho (PL).

O prefeito José Augusto Sousa Veloso Filho, o 'Augusto Filho' (PL), foi alvo, nesta quinta-feira (1º), de uma operação do Ministério Público que investiga crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, fraude a licitação, peculato e corrupção no município de Bela Vista do Maranhão, a cerca de 250 km de São Luís.

A operação do MP-MA, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), levou policiais até a casa de Augusto Filho e atinge também a secretária municipal de Finanças, Almerinda Alves de Sousa, ex-servidores públicos, empresários e uma empresa contratada pelo município.

De acordo com as investigações, um grupo criminoso estaria ocultando o desvio de dinheiro público usando contas bancárias, diante da falta de transparência das contratações públicas. Os detalhes de como o esquema acontecia, no entanto, não foi informado.

Além do crime de corrupção, o grupo é investigado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude a licitação e peculato.

Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça - no qual documentos e equipamentos eletrônicos serão analisados -, e mais de R$ 5 milhões foram bloqueados das contas bancárias dos investigados.

A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e também foi realizada em Pio XII, Pedreiras, São Luís, Santa Inês, Marabá/PA e Belém/PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário