Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 23 de maio de 2017

Governo captura nove fugitivos e investiga responsáveis por explosão em unidade prisional; 20 continuam foragidos e três morreram

Secretário de Segurança, Jefferson Portela
Desde a fuga registrada na noite de domingo (21), na Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL 6), antigo CPD Pedrinhas, policiais civis e militares, além dos serviços de inteligência das Secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária, têm atuado de forma integrada para recapturar foragidos e identificar os envolvidos na ação. Até agora, nove detentos foram recapturados, 20 continuam foragidos e 3 morreram em confronto com policiais.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, a ação para conter mais fugitivos foi rápida e o trabalho de busca se estende também a outros estados.

“Foi uma ação rápida e a ordem do Governo do Estado é recapturar e identificar todos os autores do crime. Já foi aberto um inquérito na Superintendência de Investigações Criminais (Seic) e pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO). Além disso estamos fazendo um trabalho integrado com os estados vizinhos, que já estão todos avisados”, detalhou Portela.

Paralelo ao inquérito iniciado na Polícia Civil, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) também abriu sindicância interna para apurar as responsabilidades. Além dos presos envolvidos, serão ouvidos os servidores que estavam de plantão no dia da fuga. A suspeita de facilitação será investigada com rigor.

“As circunstâncias não combinam com nossos procedimentos padrões de rotina, dentre os quais a inspeção de grades, justamente para verificar se estão ou não violadas. O caso será apurado, e os responsáveis punidos no rigor da lei”, garantiu o secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira.


Nos últimos três anos, a Seap já capacitou mais de 4 mil agentes de segurança penitenciária, dentre efetivos, temporários, auxiliares e estagiários. Nesse período, a gestão estadual também formou 235 novos agentes de carreira, aprovados em concurso público, realizado em 2015. 

Além disso, o  Governo do Maranhão dobrou o número de viaturas existentes, com a aquisição de 38 novos veículos equipados e adaptados para os trabalhos de escolta e custódia de detentos. Foi inaugurada a ‘Portaria Unificada’ do agora Complexo Penitenciário São Luís, equipada com esteiras, pórticos, e outros instrumentos detectores de metal; e Body Scan (escâner corporal), essas tecnologias e investimentos serão, progressivamente, levadas às outras unidades prisionais que compõem o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário