quinta-feira, 20 de agosto de 2009

NOTAS DESTA QUINTA-FEIRA

Hora de bater na mesa

Já está na hora de a governadora Roseana Sarney bater na mesa e acabar com as disputas internas em seu governo. Secretários-candidatos a alguma coisa em 2010 devem agir conforme orientação da governadora. Agindo a bel-prazer, preocupados em constituir redutos eleitorais, esses colaborados podem estar prejudicando o bom andamento dos trabalhos em algumas áreas que merecem uma atenção especial. O ponto nevrálgico está sendo a área da Educação. Chegou a hora da palmatória, governadora! Se nada for feito, pode virar casa de mãe-Joana. É bom lembrar que Jackson se perdeu no governo por ter deixado seus secretários criarem nichos de poder na estrutura de governo. Para a sociedade, ele não passou a idéia de que não governava. Era governado. A disputa interna por espaços de poder não é salutar para governo nenhum. Quem comanda tem que ter o controle da situação. Cada secretário tem de cuidar de sua pasta sem interferir em outras. Tudo sob orientação da governadora.

Flávio Dino articula dobradinha com Zé Reinaldo

Um dos próceres do PcdoB confidenciou-me que são intensas as conversas entre Flávio Dino e Zé Reinaldo para uma dobradinha em 2010. Dino disputará o governo. José Reinaldo vai tentar conseguir uma vaga no Senado.

Rocha poderá ficar sem mandato

Tido com o principal nome do PSDB para disputar o governo em 2010, Roberto Rocha correrá o risco de ficar sem mandato. Ele sabe que, mais uma vez, não terá chances de chegar ao Palácio dos Leões. Poderá ser um projeto para o futuro. Acredito que a disputa será polarizada entre o candidato do grupo Sarney (Roseana ou Lobão) e Flávio Dino. Com o peso da máquina do Estado e apoio da máquina do governo federal, o candidato sarneysista tem tudo para levar a fatura no primeiro turno. Há quem diga que o melhor pra Rocha é tentar renovar seu mandato de deputado federal. O tucano é um dos principais alvos do grupo governista.

Jackson encontrará dificuldades para costurar alianças

Pelo andar do comboio oposicionista, o PDT poderá disputar o governo sozinho, sem o apoio de outros partidos de expressão. Desgastado com os desatinos de sua administração, Jackson corre o risco de ter um desempenho pífio, mesmo que pesquisas o apontem como favorito em alguns municípios. Em São Luís, por exemplo, onde já foi prefeito por três vezes, seu desempenho é fraquíssimo, em comparação a levantamentos anteriores. Outro detalhe: Jackson não terá mais a máquina do governo para se eleger. Muitos aliados acham que o ex-governador deveria disputar uma cadeira no Senado ou mesmo na Câmara Federal. Disputar o governo seria suicídio. O pedetista tem outros problemas: as investigações de desvios de recursos públicos em seu (des)governo estão se transformando em inquéritos policiais. Muitos balaios que meteram a mão no jarro, que enriqueceram ilicitamente, podem parar na cadeia, maculando a imagem do ex-governador que foi conivente com todo tipo de bandalheira.

Para onde irá Dutra e companhia?

Contrariados com o apoio incondicional do presidente Lula a Sarney, petistas começam a abandonar o barco. A principal perda foi a senadora Marinha Silva, símbolo da luta pela preservação da Amazônia. Mais do que nunca, PT e PMDB são unha e carne. Resta saber se os petistas maranhenses irão engolir a seco as determinações do Palácio do Planalto ou desembarcarão da nau lulista. Lula não aceita meio-termo: ou segue as determinações ou sai do partido. E aí, Dutra, para onde irás? Em tempo: por conta de sua proximidade com os tucanos no Maranhão, Domingos Dutra foi alvo de críticas do deputado Pedro Fernandes, ontem, na Câmara Federal.

Em breve, Lagoa da Jansen vai estar despoluída

A fedentina da Lagoa da Jansen está com os dias contados. Técnicos realizam estudos para a completa despoluição daquela área aprazível. De latrina da área chique do Renascença a espaço para esportes náuticos. Espero que o projeto seja consolidado em breve. Com a reativação da estação de tratamento de esgoto do Jaracati, os dejetos deixarão de ser lançados “in natura” na Lagoa. Se isso acontecer, será mais um ponto positivo para o governo.

Elevatória de esgoto do rio Pimenta já está concluída

A Caema já concluiu os trabalhos de recuperação da elevatória de esgoto do Pimenta, no Olho D´Água. Com isso o esgoto deixa de ser lançado no rio e na praia. A entrada em operação está prevista para este final de semana. Técnicos estão finalizando os trabalhos de montagem da rede elétrica e da bomba. O diretor de operação e manutenção Cristovam Dervalmar assegura que não existe mais esgoto da rede da Caema sendo lançado nas praias. Isso é fruto de um trabalho incansável da nova direção da Companhia.

Ricardo Murad desponta como o Secretário mais dinâmico do governo

Com uma desenvoltura invejável, o Secretário de Saúde, Ricardo Murad, já desponta como o mais dinâmico da equipe comandada pela governadora Roseana Sarney. Na audiência pública na Assembléia, mostrou convicção e otimismo ao apresentar projetos que vão revolucionar a saúde no Estado. A oposição foi "engolida" pelo Secretário. Aproveitou para dizer que a administração passada só se preocupou em roubar recursos públicos. Nenhum deputado saiu em defesa da administração de Jackson. Ricardo mereceu elogios de todos os deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário