Moradores de bairros da periferia de São Luís já não suportam mais a falta de respeito por parte de empresários do sistema de transporte coletivo. É cada vez maior o número de ônibus velhos em circulação, principalmente para os bairros São Raimundo, Jardim Tropical, Jardim América, Cidade Olímpica, Santa Clara e para o Terminal BR.
Diariamente, é comum nos depararmos com ônibus no "prego” nas avenidas, deixando passageiros no meio do caminho e sendo obrigados a buscar vagas em outros coletivos que, geralmente, andam lotados, dependendo do horário.
As fotos desta postagem são de um flagrante no último sábado, na Av. Guajajaras, nas proximidades da entrada do São Bernardo. Um ônibus da linha Terminal BR, apresentou defeito na caixa de marchas. Os passageiros tiveram que seguir viagem em outros ônibus.
Diante desse problema, resta-me perguntar ao secretário Clodomir Paz, da SMTT: até quando a população de São Luís, que paga uma das passagens mais caras do país, vai continuar exposta a essa falta de respeito? Na condição de concedente das Linhas de ônibus, a prefeitura não tem como determinar a retirada de circulação desses ônibus que estão em condições precárias? Será que os empresários colocam os piores ônibus para a periferia por conta das péssimas condições das ruas de acesso a algumas localidades, o que ocasiona aumento nos custos com manutenção?
Em 2010, quando do último aumento de passagens, a Prefeitura prometeu colocar cerca de 300 ônibus novos em circulação. Na verdade, a população não consegue sentir mudanças na qualidade dos serviços prestados pelas empresas.
Acredito que isso vem mostrar a força dos empresários do setor. A Prefeitura, conivente com essa situação, não tem coragem de tomar uma decisão mais drástica, inclusive aplicando multas naquelas empresas que não oferecerem transporte de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário