Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Eleição em São Luís será decidida em segundo turno. Castelo e Edivaldo Holanda lideram, segundo pesquisa DATA M


Os números acabam  de ser divulgados no Blog do Luís Cardoso

Recebi agora relatório de  pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto  Data M, dirigido pelo jornalista José Machado. E divulgo com exclusividade. Porque esta  segunda rodada,  assim como a primeira, divulgada em julho,  foi contratada por este blog, através da empresa Assessoria Avançada Ltda.

Os números confirmam – com alterações dentro da margem de erro dos dois levantamentos – outra pesquisa, a do Instituto Escutec, divulgada domingo, pelo Jornal O Estado do Maranhão, repercutida por este blog (veja).

Não basta lembrar que o Data M é um instituto genuinamente maranhense que vem fazendo levantamentos diversos, desde 1985, sempre acertando na mosca.

Mas vamos ao  que interessa. Pela pesquisa do Data M, registrada em 14 de agosto de 2012,  através do protocolo 00093/2012 do TSE, ouvindo 800 eleitores, no quesito de intenção de voto estimulado, o  prefeito João Castelo segue liderando com 33,2 das intenções de voto, seguido de Edivaldo Holanda Júnior, que se mantém em segundo lugar e crescendo na disputa  com 22,4%; tendo Tadeu Palácio, caindo, com 13,9%. Washington Luís,  do PT, o candidato apoiado pelo governo estadual, pontua com 7,8%. Eliziane Gama (PPS) aparece na pesquisa com 5,8%, seguida de Haroldo Sabóia (2,3%), Marcos Silva (1,6%)  e  Edinaldo Neves (0,4%).

Os que anulariam o voto se a eleição fosse hoje somam 2,9% e os que não opinaram ou não souberam responder somam 9,6%.

Se tem a liderança nas intenções de voto, o prefeito João Castelo também lidera na outra ponta, a da rejeição. Se a eleição fosse hpje, 39,7% dos eleitores de São Luís dizem que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito.

Tadeu Palácio vem em segundo lugar no quesito rejeição: ele tem 19% do eleitorado contra a sua pretensão de retornar ao comando da prefeitura de São Luís. Nesse item, o candidato do PTC, que tem na sua chapa Roberto Rocha (PSB) como vice   e o apoio declarado do comunista Flávio Dino, é o menos rejeitado pelo eleitorado de São Luís, com ínfimos 2,4%.

Na simulação que o Data M fez para um eventual segundo turno e colocando Castelo contra todos os demais candidatos, o tucano só perderia para Edivaldo Holanda Júnior: se a eleição fosse hoje Edivaldo teria 45,8% contra 37,1%.

A pesquisa avaliou, ainda, as administrações de João Castelo e da governadora Roseana Sarney, além de trazer as intenções de voto para os candidatos a vereador de São Luís.

Ainda hoje o resultado da pesquisa para vereador da capital. Uma pequena informarção: dos 31 mais indicados, Fábio Câmara (PMDB) lidera na pesquisa. Aguardem!



Um comentário:

  1. A pesquisa diz o que está na cara do povo, Caostelo só é bem visto p aqueles que ele serve as demais pessoas da cidade que sofreram ao longo desses 3 anos no poder dele com ruas esburacadas, greves, saúde precária tão vendo que ele nao serve e nunca serviu p São Luís. chega de CAOSTELO

    ResponderExcluir