Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prefeitura de São Luís retira 60 mil pneus das vias públicas em apenas seis meses

Cerca de cinco mil pneus recolhidos pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) foram enviados, nesta segunda-feira (17), para usinas de fabricação de cimento em João Pessoa, na Paraíba. A ação marca a primeira etapa dos trabalhos de reciclagem desses materiais. Apenas nestes seis meses da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior já foram recolhidos pela Semosp 60 mil pneus das vias urbanas e borracharias da capital.
Segundo o coordenador de Limpeza Pública, Nelson Buriti, serão realizadas três viagens para a capital paraibana, com o objetivo de conduzir o total de 20 mil pneus. “Estamos com uma carreta de 17 metros, que chega a comportar até cinco mil pneus. Esse material servirá de suprimento para a queima nas usinas de concepção de cimento de João Pessoa, Sobral e Feira de Santana”, explica.

O transporte dos pneus é resultado de convênio firmado entre a Prefeitura de São Luís e a Transnip.

Ecoponto

A Semosp tem realizado coletas diárias de pneus das vias públicas, borracharias e de grandes geradores. O material é acondicionado corretamente no Ecoponto, que funciona na sede da secretaria (Avenida Santos Dummont, São Cristóvão).

O trabalho conta com a parceria da Secretaria de Saúde (Semus) no alerta à comunidade sobre o risco de comportar pneus, como local de proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue.

“Esse trabalho é uma forma correta de reciclagem de pneus que antes iam parar nos canais, terrenos baldios e até no meio da rua. O resultado é positivo e influi na saúde da população, pois diminui os casos de dengue na cidade”, disse Nelson Buriti.

As pessoas que possuírem pneus sem serventia poderão se deslocar até a sede da secretaria para depositá-los no Ecoponto. O recebimento dos pneus está disponível, apenas, para moradores da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário