Lucinda Neves, de 67 anos, esperava doação de fígado há 11 anos.
Paulo Patrick, de 14, foi morto atropelado durante protestos em Teresina.
Do G1 CE

"Estou muito feliz, saber que tudo ocorreu bem. Agora é esperar a recuperação total que com certeza ela vai conseguir", diz o aposentado João Neves, marido de Lucinda. Segundo os médicos, ela deve receber alta na próxima semana.
Lucinda Neves sofria de cirrose hepática. Ela tinha estado grave e não podia mais esperar, segundo os médicos. "Pensei até em desistir, não vir mais, mas sempre acreditamos que iria dar certo e realmente deu", diz o aposentado. O casal é natural do Maranhão e veio ao Ceará com "a esperança de receber o órgão no estado".
saiba mais
O estudante Paulo Patrick ficou 10 dias hospitalizado após ser atropelado em manifestação de rua em Teresina, no Piauí, em julho. O protesto pedia a redução da tarifa de ônibus na cidade.
"O órgão foi extraído pela equipe de Teresina no Piauí e esse órgão foi enviado ao Ceará. Dessa forma nossa equipe pôde fazer um transplante de um ente proveniente do Maranhão", explica o médico Huygens Garcia, responsável pelo transplante. "Os órgãos provenientes do nosso estado não são suficiente para atender as necessidades, então são muito bem vindos órgãos de outros estados", completa o médico.
Desde o início deste ano, foram realizados no Ceará 88 transplantes de fígado. Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, 1.118 pacientes estão na fila de espera por um novo fígado.
"A família, naquela agonia, eu acho que doar os órgãos ameniza, conforta mais saber que aquela pessoa morreu mas ela estar viva em várias pessoas. Isso precisa ser sempre divulgado para que haja mais transplantes", diz Huygens Garcia.
Bom dia! Sou Elis Regina Sena a mãe do Paulo Patrick este menino lindo e amado por tantos. Que Deus a ajude na sua recuperação Dona Lucinda Neves.
ResponderExcluirMeu filho é vegetariano, atleta, carinhoso, bom amigo e bom filho. E não comia nem uma espécie de carne nem mesmo um pedacinho de presunto por ter pena e amor pelos animais; com certeza ele lhe trará bons fluidos. Desejo a senhora uma rápida recuperação. Elis Regina
Saber que existe gente como você é acreditar na humanidade de novo! lamento pelo perda do seu filho, mas as vezes acho que as pessoas quando são boas Deus dá um jeito de tirar desse mundo
ResponderExcluirtão cheio de sofrimento. Acho que seu filho cumpriu a missão dele! acho que ele foi feliz!