Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Mais um ciclo se encerra: o programa “Comando da Noite” chega ao fim, na Rádio Capital AM

Gilberto Lima

Mais um ciclo se encerra em minha carreira profissional na comunicação. O programa "Comando da Noite", depois de garantir uma das maiores audiências para a Rádio Capital AM, no horário de 21h às 23h30, chega ao fim. A marca Comando da Noite continuará comigo. Tem sido assim, desde o ano de 2001, quando lancei esse programa na Rádio Educadora AM, em um período em que nenhuma emissora ocupava o horário noturno com radiojonalismo. Uma aposta exitosa, pois, em seguida, outras emissoras passaram a inserir jornalismo na programação da noite.

E por que tomo essa decisão? Na verdade, fui forçado a isso, desde que a direção da emissora (não sei a mando de quem) determinara, na semana passada, a redução do horário do programa para apenas uma hora, das 23h à meia-noite. Um espaço de tempo diminuto para um programa de grande audiência e participação popular. A direção tinha a certeza que, com apenas uma hora de programa, reduziria a audiência e me faria desistir. Na verdade, a vontade dela (a direção) era me tirar de vez da rádio. Não o fez para que não houvesse repercussão maior. Queria que eu tomasse a iniciativa de sair. E conseguiu.

Mas o que teria levado a direção da rádio a tomar essa decisão? Talvez uma entrevista, ao vivo, com o deputado licenciado e Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, no programa de terça-feira(23). Bira tem discordado do posicionamentos do mandatário do PSB, dono da emissora, na condução da aliança em torno de uma candidatura a prefeito de São Luís. Bira do Pindaré defende a continuidade do apoio a Edivaldo Holanda ou o lançamento de candidatura própria, sempre seguindo orientações do grupo liderado pelo governador.

O que fiz, sem saber dessa disputa interna no PSB? Convidei Bira para fazer um balanço das ações de sua pasta. O suficiente para que eu fosse penalizado. Na tarde do dia seguinte, quarta-feira(24), vinha a sentença: o Comando da Noite teria apenas uma hora de duração, das 23h à meia-noite. Por que sair do São Cristóvão, tarde da noite, para apresentar apenas uma hora de programa, numa emissora localizada no Calhau, distante cerca de 16 Km? Poderia fazê-lo em respeito aos ouvintes. No entanto, não posso aceitar essa falta de respeito, primeiro aos ouvintes, depois a um profissional que tem 26 anos de atuação na imprensa maranhense e quem tem conquistado seu espaço com muito trabalho.

Eu ainda estava concluindo este texto quando fui surpreendido, no fim da tarde desta segunda-feira(29), com um telefonema do diretor operacional da emissora, Paulo Henrique, comunicando que o programa, por decisão da direção, estava suspenso por tempo indeterminado.

Prefiro seguir meu caminho, ao lado dos verdadeiros representantes dos anseios da maioria da população do Maranhão, a ter que tolerar atos ditatoriais de quem não respeita aqueles que sofrem - sem receber nenhuma recompensa financeira - para manter a emissora em evidência e com programas de audiência.

Sigo de cabeça erguida, na certeza de ter cumprido muito bem o meu papel como âncora de programas jornalísticos. Com a certeza de que, ao longo de vários anos, tenho dado minha contribuição para que o Maranhão encontre o caminho do desenvolvimento. Estou feliz pelo governo Flávio Dino, o verdadeiro líder e condutor do processo de mudanças da prática política no Estado. 

Em breve, o "Comando da Noite" voltará ao ar, na Rádio Voz do Maranhão online. Sempre com liberdade e altivez! 

Só um recado: quem tem com o que me pague, não me deve nada!


E Viva o Maranhão!

15 comentários:

  1. Meu amigo , Deus está com vc sempre , essa é a primera riqueza que lhe acompanha e depois sua verdadeira profissão a qual o faz com muito respeito e seriedade

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, acompanho seu trabalho desde a Rádio Educadora... desejo a você sucesso.. e faço um alerta não crie muita expectativa no Governo da Mudança, trata-se de um projeto de poder... ao termino da entrevista com o Secretário de Ciência e Tecnologia não tinha dúvidas de que teria dissabores... Cabra do Pé Frio esse Bira!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu vejo que vc se esqueceu do povo e só olha a sua gente um prefeito inoperante e sem a menor possibibilidade de reeleição. onde está aquelas cobranças pela melhora da rua 08 de dezembro na forquilha que vc postava quando o prefeito era ainda o Castelo.

    ResponderExcluir
  4. É parceiro, chamo isso de fogo amigo, mais como vc é um kase de sucesso aonde quer que vá, é questão de tempo até uma nova oportunidade surgir.... estaremos escuta sempre!

    ResponderExcluir
  5. quando me posicionava com relação há algumas postagens que vc fazia, tinha certeza que estas atitudes viriam do governo da mudança. Nunca me enganei e depois ainda diziam que ditador era só o SARNEY. Todos que estão no poder tratam a política como negócios e não administram para o povo infelizmente estar assim. Só que eles esquecem que ESTÃO no poder e isso não dura para sempre assim como a vida o cargo é uma passagem. E o que precisa prevalecer é um trabalho limpo por que a única coisa nesta vida que precisa ser mantido é o zelo do nome. Admirei a sua postura em não se deixar corromper.

    ResponderExcluir
  6. ESSA RÁDIO NÃO TE MERECE,VC É MAIOR QUE ELA

    ResponderExcluir
  7. Quem me conhece sabe o q penso dia Roberto Rocha..Se uma dialética HORRENDA, faz em sua rádio o mesmo que fazia aqueles que ele sempre "condenou".Infelizmente, eleito senador às custas da aceitação de Flávio Dino.Na Câmara Federal era imediatista PARASITA.Hoje no Senado é um zeRO à esquerda! Só enxerga do seu umbigo pra baixo....esse Roberto Rocha a mim nunca enganou!!!Você Gilberto, é sucesso garantido em qualquer lugar!!! Não herdou do PAPAI nenhum "negócio" és um cara trabalhador e coerente!!! Paz e saúde meu irmão! !!!Ass: seu amigo João.

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, e o senador roberto rocha ainda vem falar que a Venezuela agride a Liberdade de eXPRESSÃO E A lIBERDADE DE iMPRENSA. Na verdade, ao defender o Aécio, o Agripino e o Aloysio ele se torna o 4º PAteta

    ResponderExcluir
  9. Está na hora de levar esse programa para radio timbira . Vamos levantar essa bandeira

    ResponderExcluir
  10. A rádio só tem a perder, poia esse programa quem dava audiência a ela. Portanto meu amigo, siga em frente, você tem potencial! Só lamento não ter mais o que ouvir à noite, já que era assídua ao Comando da Noite!

    ResponderExcluir
  11. Gilberto, tenho a certeza que fatos semelhantes a esses acontecem em vários seguimentos dentro desse estado pois ditadores como Roberto Rocha são aproveitadores hoje ele diz está do lado do governo. Mais todos que acompanham o senário político do Maranhão sabe das mazelas dos Rochas e que na hora certa ele vai da o bote.

    ResponderExcluir
  12. Gilberto, estaremos na escuta onde você for.Ivson Lima e Roberto Rocha de merecem.

    ResponderExcluir
  13. Gilberto, estaremos na escuta onde você for.Ivson lima e Roberto Rocha se merecem.

    ResponderExcluir
  14. So sei que nada sei (Sócrates)

    ResponderExcluir