Os oito ônibus retirados de circulação pertencem à empresa São Benedito e tinham mais de 20 anos. Os 336 ônibus restantes também apresentaram irregularidades, como ausência de elevador para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida; ou idade de uso acima de 10 anos, acarretando em uma multa de R$ 2,3 milhões, dividida entre as 20 empresas considerando a gravidade da situação.

Ônibus irregulares ou sem condições de
circulação serão retirados da frota que serve a capital. Essa é a proposta da
operação “Transporte Seguro”, ação conjunta realizada pelo Governo do Estado e
Prefeitura de São Luís, que fiscaliza os veículos ainda na garagem para impedir
a saída, caso seja verificada alguma inadequação.
Como primeiros resultados a operação
vistoriou 1.009 ônibus, flagrando 344 veículos com problemas e tendo retirado
oito de circulação. Os responsáveis foram notificados e emitidas ainda mais de
R$ 2 milhões em multas a outras 20 empresas. A operação teve início dia 31 de
março, mas desde janeiro vem monitorando os concessionários do serviço de
transporte público para adequarem sua frota.
A ação é permanente e envolve
representantes do Procon-MA, Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB),
Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes do município de São Luís (SMTT),
do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA) e da
diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA).
Para o presidente do Procon-MA, Duarte
Júnior, a operação serve de alerta para que as empresas busquem melhorar seus
serviços. “O transporte coletivo é um serviço público essencial e os cidadãos
maranhenses precisam ter sua segurança resguardada”, disse.
A operação “Transporte Seguro” demonstra
a preocupação do Governo do Estado e da Prefeitura com a segurança dos
consumidores, conforme ressalta o secretário adjunto da SMTT, Israel Petrus.
“Esta foi a primeira de muitas ações que ainda serão realizadas. A SMTT já
chamou as empresas para a vistoria anual de toda a frota de ônibus de São Luís
e está fiscalizando o cumprimento das ordens de serviço”, afirmou.
O coordenador de Operações Ferroviárias
e Rodoviárias da MOB, Rafael Ribeiro, pontuou a importância da articulação
entre Estado e Município para a melhoria deste serviço público. “As gestões
estão trabalhando para diminuir a idade média da frota circulante, garantindo
mais segurança e conforto aos usuários”, disse.
Dando prosseguimento à operação, uma
força-tarefa será estabelecida. “O objetivo é garantir mais qualidade e
segurança para à população”, explicou o presidente do Inmeq/MA, Gilson Lago.
Itens como qualidade de pneus, freios e motores também passam por verificação. “Estamos
dando este suporte para assegurar que os ônibus em circulação estejam em
perfeito estado”, esclareceu o delegado do Detran-MA, Paulo Hertel. As empresas multadas têm até 10 dias para
apresentar recurso à decisão.
O não atendimento às determinações pode
ensejar a imposição das penalidades administrativas e civis cabíveis, podendo,
ainda, se for o caso, se configurar como crime de desobediência, conforme o
artigo 330 do Código Penal. Além destas penalidades, a Portaria n° 21/2016 do
Procon-MA, determina que todos os ônibus circulando na capital devem exibir
adesivo com a data de fabricação do veículo e informar os cursos de
qualificação que ofereceram aos motoristas e cobradores para o manuseio do
elevador para acessibilidade.
Balanço
Os oito ônibus retirados de circulação
pertencem à empresa São Benedito e tinham mais de 20 anos. Os 336 ônibus
restantes também apresentaram irregularidades, como ausência de elevador para
cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida; ou idade de uso acima de 10
anos, acarretando em uma multa de R$ 2,3 milhões, dividida entre as 20 empresas
considerando a gravidade da situação.
Das empresas fiscalizadas, somente a
Expresso Rei de França, que possui uma frota de apenas 10 veículos, não
apresentou nenhuma irregularidade em relação à idade da frota ou acessibilidade
neste momento. A operação verificou, ainda, a regularidade de tacógrafos nos
terminais de integração da capital.
Foram multadas as empresas: Autoviário
Menino Jesus de Praga, Expresso Solemar, Expresso 1001, José Carlos Gonçalves
LTDA, Transportadora Requinte, Rio Anil Transporte e Logística LTDA, Autoviária
Matos, Taguatur Taguatinga, São Benedito, Viação Primor, Transporte Coletivo
Santa Clara, T.C. Maranhense, Viação Pelé Transportes Urbanos, São Marcos,
Expresso Rio Negro LTDA, Expresso Tapajós, Viação Moura Araújo, Transportadora
Marina, Gemalog Transporte e Logística LTDA e José Arribamar Abreu.

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