Nova unidade terá capacidade para
realizar mais de 5 mil atendimentos diários

Nesta quarta-feira (11), o governador
Flávio Dino e o diretor geral do Viva, Duarte Júnior, entregam à população
ludovicense a unidade do Viva na Avenida Beira-Mar. Com 30 parceiros e
capacidade para mais de 5 mil atendimentos diários, a nova unidade trará maior
conforto e comodidade para os cidadãos. A solenidade de inauguração oficial,
acontece às 8h00, no novo endereço.
A nova unidade inaugura, também, a
expansão e descentralização do Viva, com mais qualidade, conforto, segurança,
economia, e, principalmente, atendendo às normas de acessibilidade necessárias
à garantia do direito de ir e vir de todo cidadão.
“Agora o cidadão terá acesso aos
serviços públicos com mais dignidade, em instalações planejadas para garantir a
ele conforto, segurança e agilidade no atendimento. Será, também, um local de
trabalho mais seguro e apropriado para os servidores, que terão novas
estruturas de trabalho e novos equipamentos”, afirmou Duarte Júnior.
Atendimento ampliado

O novo Viva agregará os serviços que já
vinham sendo oferecidos nas unidades da Praia Grande e do Jaracati. Estarão
presentes na nova estrutura 14 novos parceiros, aumentando de 16 para 30 o
número de instituições parceiras dentro do Viva, que passará a oferecer
serviços como atendimento da Cemar, Caixa Econômica Federal, bem como a
realização de exames do Detran. Novas parcerias ainda estão em fase de
negociação para facilitar ainda mais o acesso do cidadão a seus direitos.
A nova sede terá mais de 120 guichês
para atendimento diário de mais de 5 mil pessoas, o que representa o dobro do
quantitativo de atendimentos somados das unidades do Jaracati e Praia
Grande. Antes, eram disponibilizados 95
guichês e realizados aproximadamente 2 mil atendimentos nas duas unidades
juntas.
No total, com as três novas unidades
fixas – Beira-Mar, Shopping da Ilha e Pátio Norte –, o total de guichês que era
de 133 nas três unidades anteriores será elevado para 259 com as novas
instalações.
Estrutura

O novo Viva possui 3.601 m² de área
útil, e 1.875 m² de área construída. O andar térreo abrigará todos os postos de
atendimento, divididos em três corredores e identificados por cor, para
facilitar a localização do serviço desejado.
Também no térreo estarão localizados os
bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e o correspondente bancário
(Pague Fácil); uma lanchonete onde os cidadãos e servidores poderão fazer
refeições rápidas; e também um espaço dedicado a apresentações culturais,
intervenções artísticas, saraus e exposições.
No andar superior ficarão os setores
administrativos. Na área externa haverá estacionamento com vagas disponíveis
para os usuários dos serviços, 10% delas reservadas para pessoas com
deficiência ou mobilidade reduzida.
Acessibilidade
As antigas unidades não eram acessíveis
a todos os públicos. A unidade da Praia Grande, por exemplo, possuía apenas
escadas, sem rampas. “A situação era vexatória tanto para o cidadão quanto para
o órgão, que não oferecia condições para que ele exercesse o seu direito de ir
e vir. Na nova unidade, o cidadão terá total condição de se locomover
livremente, pois terá espaço amplo, rampas de acesso, banheiros adaptados, e,
futuramente, teremos uma plataforma elevatória. Contudo, todo o setor de
atendimento ficará concentrado no andar térreo em prol de um maior contato com
o público. Uma prioridade para o governador Flávio Dino”, explicou Duarte
Júnior.
A equipe de trabalho contará, também,
com intérpretes de libras e monitores volantes para o acompanhamento de pessoas
com dificuldade de locomoção. Também haverá sinalização para deficientes
visuais, como informações em Braille nas placas de identificação dos setores.
Novas unidades
A unidade do João Paulo será substituída
por uma unidade de grande porte no Shopping da Ilha, passando de 28 guichês
para 60, e proporcionando uma economia de 74,05%, onde os custos com limpeza,
energia elétrica, segurança, manutenção predial e manutenção de ar-condicionado
ficam por conta do shopping. Outro benefício para os usuários dos serviços será
o horário de atendimento, de segunda a quinta, das 10h às 22h, e domingo, das
12h às 18h, beneficiando o trabalhador que não dispõe de horário comercial para
buscar atendimento.
Em Imperatriz, os serviços do Viva
também serão instalados no Shopping Imperial, onde o número de guichês também
irá dobrar, passando de 30 para 60 guichês, e a economia com os custos será de
73,17%. Todas as mudanças garantem um aumento na estrutura com qualidade,
comodidade e economia.
Até que todas as unidades sejam
inauguradas, com previsão ainda para o primeiro semestre de 2016, os cidadãos
poderão contar com os postos de atendimento instalados nos Shoppings da Ilha e
Passeio. Esses postos são fruto de uma parceria entre o governo e os shoppings,
e não geram nenhum tipo de custo para o Estado. O posto do Shopping da Ilha
possui ainda o grande diferencial de funcionar das 10h às 22h, com duas horas a
mais de atendimento à disposição do cidadão, facilitando, principalmente, o
atendimento ao trabalhador fora do horário de expediente.
Isso sem contar as unidades móveis, que
já percorreram só este ano 25 bairros de São Luís e estão expandindo o serviço
para outros municípios. Até o fim do ano, o objetivo é aumentar ainda mais a
presença do Viva em todo o estado, expandindo as 16 unidades já existentes para
outros municípios, como Codó e Barra do Corda, e reestruturando as já
existentes no mesmo padrão da capital.
Também foram reduzidos custos com a não
terceirização dos serviços, uma economia de 42,33%, que poderá ser revertida em
aperfeiçoamento, melhor instrução e valorização dos servidores.
O quadro anterior apresenta as unidades
Jaracati, João Paulo, Imperatriz, Praia Grande e Forquilha com um valor mensal
de R$ 441.659,25. Já o atual, com as novas unidades, terá um orçamento,
incluindo as unidades no Shopping Pátio Norte, Shopping da Ilha, unidade
Beira-Mar e Shopping Imperial (em Imperatriz), com uma redução total de 44,20%.
“Estamos concretizando o que o
governador Flávio Dino sempre orientou que é fazer muito com pouco, oferecer um
bom serviço gastando menos. E, para essa expansão, conseguimos reduzir os
custos em quase 50% economizando com aluguéis, buscando locais confortáveis e
de fácil acesso, e também diminuindo as terceirizações”, afirmou o
diretor-geral do Viva, Duarte Júnior.
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