Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Imagens do dia: funcionários do Sistema Mirante de Imperatriz fazem greve contra corte do vale alimentação

Os funcionários do Sistema Mirante de Imperatriz (TV e rádio) decidiram paralisar as atividades a partir desta terça-feira (24) devido ao corte no vale alimentação desde dezembro de 2016. Além disso, reclamam do congelamento dos salários em 2015 e do reajuste abaixo da inflação, em 2016.
 
O Sindicato dos Jornalistas e Radialistas de Imperatriz está apoiando o movimento grevista.

A programação da TV local está suspensa e mais de 50% dos 96 funcionários pararam nesse primeiro dia de greve.

Crise financeira
 
O Sistema Mirante no Maranhão, de propriedade da família Sarney, vem sentindo a falta de recursos públicos, oriundos do governo do Maranhão. Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2015, Flávio Dino determinou o fim da ‘farra’ que predominou ao longo dos governos de Roseana Sarney.

Sem a principal fonte de receita, o sistema tem feito verdadeiro malabarismo para se manter de pé. Em São Luís, ocorreram várias demissões, principalmente no Jornal O Estado do Maranhão que, segundo informações divulgadas no fim de 2016, poderia até ser vendido. No entanto, por capricho do ex-senador Sarney, o jornal se mantém em circulação, mas estaria operando no vermelho.

Na verdade, todo o Sistema Mirante agoniza diante da falta dos cofres do governo do Maranhão. Por isso, tem voltado toda a sua artilharia contra o governo Flávio Dino, numa tentativa de enfraquecê-lo e levá-lo a irrigar novamente a horta do sistema.

Talvez seja uma tentativa também de evitar que o governador tenha condições de se reeleger em 2018.

O grupo sonha com a volta ao poder. Fala-se até em candidatura de Roseana Sarney novamente. Seria uma garantia da volta aos tempos de vacas gordas, com todo o Sistema Mirante voltando a respirar aliviado, com o sonhado financiamento dos Leões.

Confira o comunicado que foi divulgado à imprensa pelo sindicato.

COMUNICADO

Os funcionários do GRUPO MIRANTE de Imperatriz, estão com o vale alimentação cortado, sem nenhuma explicação por parte da empresa, por isso, os trabalhadores deflagraram greve geral.

Não podemos permitir que o trabalhador seja massacrado com a perda de benefícios adquiridos com luta e profissionalismo.

Em 2015, os trabalhadores do GRUPO MIRANTE, ficaram com os salários congelados. Em 2016, o reajuste salarial foi abaixo da inflação.

Agora em 2017, os funcionários foram surpreendidos com o corte do Vale Alimentação.

O Sindicato dos Jornalistas e Radialistas  de Imperatriz não pode admitir tais injustiças contra os profissionais da imprensa que tanto denunciam as mazelas da Sociedade.


"Quem não luta por seus direitos, não merece tê-los".

Nenhum comentário:

Postar um comentário