Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Em entrevista à Rádio Timbira, Jefferson Portela destaca investimentos do Governo em Segurança Pública e queda dos índices criminais

“A nossa missão, desse governo, é cuidar das pessoas e se faz isso deixando que as oportunidades cheguem para todos. Esse é o direcionamento do nosso governador, que estamos cumprindo e a população pode comprovar”, enfatizou o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, em entrevista ao programa Comando da Manhã, na Rádio Timbira, comandado por Gilberto Lima, nesta quarta-feira, 27.

Na ocasião, o secretário destacou medidas de governo para garantir a segurança nos bairros da capital e cidades do interior; ações de contenção aos assaltos a ônibus e residências, latrocínios, tráfico de drogas e homicídios, que vêm culminando na queda destes registros a cada ano; o atendimento às demandas e relação próxima com as comunidades como pontos fortes da gestão.

Os números positivos da Segurança apontam diminuição dos homicídios com redução em 63% dos homicídios, queda de 99% dos roubos a banco e 1000% de aumento na apreensão de drogas no período. Portela citou, ainda, o aumento de quatro para sete no número de superintendências de Polícia Civil, contribuindo para especificar as investigações e agilizar a solução dos casos. O dado eleva o Maranhão ao estado com o maior do País no índice de redução de homicídios.

A área Itaqui Bacanga, que agrega mais de 60 bairros, ganhou um complexo policial com Batalhão da Polícia Militar e Delegacia de Polícia Civil. “Era um anseio daquela comunidade há mais de 30 anos e concretizamos”. Na participação dos ouvintes, o secretário respondeu aos questionamentos e recebeu os elogios pelo avanço na Segurança tendo como resultado diminuição de ocorrências.

Em resposta ao ouvinte, Portela antecipou a construção de novo prédio na Delegacia Regional de Itapecuru e que cumpre cronograma de visita às delegacias dos interiores para conhecer a realidade e promover as melhorias. A cada dois dias, as equipes estão em diferentes municípios para ouvir as demandas e avaliar as situações. Mais 40 delegacias serão reformadas cumprindo plano de governo para reestruturar o sistema, na capital e também interiores. “Estamos oportunizando um espaço qualificado para o cidadão que procura o serviço e para o policial que faz seu trabalho com afinco”, enfatizou Portela.

“Éramos o estado com menos policiais do Brasil e o governador já anunciou concurso para a polícia”, informou. Serão 1.300 novos policiais para somar ao efetivo, que já teve incremento de mais de três mil policiais na gestão Flávio Dino, reforçou. Destacou, ainda, a distribuição de 730 novas viaturas dotadas de equipamentos e tecnologia para o adequado trabalho policial.

A construção de unidades integradas – com base das polícias Civil e Militar – é outro projeto de governo que vai se estender aos interiores, descentralizando a ação da Segurança. “São equipes que realizam o policiamento e o controle administrativo do funcionamento das delegacias da área. Dinamiza e agiliza o trabalho”, explica Portela. O secretário frisou, ainda, que “nesta gestão, os delegados estão nos seus postos e as delegacias funcionam para atender a comunidade e região”, afirmou, referindo-se à Delegacia de Peritoró que ganhou novo prédio e com equipe atuando na área.

Moradores do Residencial Nova Terra participaram se solidarizando ao secretário de Segurança. A área recebeu ação intensiva de policiamento e saiu da zona classificada de ‘área vermelha’. O mesmo trabalho foi ampliado para a Cidade Olímpica, onde é atestada a redução de crimes graves como homicídios e latrocínios. “São regiões de grandes índices que saíram do cenário de morte. Temos um policiamento aguerrido. Que a população acredite nos homens e mulheres da nossa polícia, que cumprem seu dever com afinco, compromisso e resignação”, avaliou Jefferson Portela.

Questionado sobre o chamamento de classificados em concurso público, realizado em 2012, o secretário Portela explicou que houve diversas liminares que emperraram o andamento do processo. Ele citou medida do governador Flávio Dino determinando novo certame e a correção das problemáticas para não permitir que candidato com pontuação menor seja chamado à frente de outro com mais pontuação. “São problemas que vêm ao longo dos anos e fazem parecer que foram criados por essa gestão. Ao contrário, esta gestão está resolvendo os problemas”, explica.

“Estamos lutando contra o crime e não é fácil, mas o cidadão sabe do esforço gigantesco das polícias. São mil dias completados por este novo governo. Dias de realizações concretas em áreas de grande prioridade e que estão aí para os que quiserem ver. E o cidadão honesto vê”, enfatizou Jefferson Portela, referindo às ações destes dois anos e meio de governo Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário