Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Polícia Federal prende assaltante de agência dos Correios em Bacabal


A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira (7), o assaltante identificado apenas como “Bigorna”, em cumprimento a um mandado de Prisão Preventiva, expedido pela Justiça Federal de Bacabal.

Segundo a PF, “Bigorna” é membro da facção criminosa Bonde dos 40 e assaltante.

Em 8 de agosto de 2018, ele participou de um assalto à agência dos Correios em Bacabal, em conjunto com outro membro da facção criminosa, tendo participação também do gerente da agência.

A investigação foi realizada em decorrência da apreensão de aparelhos telefônicos durante a operação Hermes e o Gado II, deflagrada em 13 de dezembro de 2018.

O nome da operação, “Bigorna”, deve-se ao nome popularmente utilizado pelo investigado. Foi utilizado um efetivo de seis policiais federais para cumprimento do mandado.

O preso encontra-se custodiada na Penitenciária de Pedrinhas, à disposição da Justiça Federal de Bacabal/MA.

Operações “Hermes e o Gado II” em 2018
A PF encontrou drogas durante a operação
A operação para desarticular quadrilhas de assaltantes de agência dos Correios fora deflagrou no dia 13 de dezembro de 2018. A Ação contou com a Superintendência do órgão no Estado e ocorreu em São Luís, na capital; Itapecuru-Mirim, Imperatriz, Bacabal, Santa Inês e Santa Luzia no interior; e Redenção (PA).

As investigações constataram uma série de irregularidades ocorridas em diversas unidades dos Correios no Maranhão e de uma cidade do Pará. Em uma delas, constatou-se o envolvimento de pessoas ligadas a uma organização criminosa. 

Os desfalques à agência dos Correios da cidade foram utilizados como forma de capitalizar a organização criminosa. Cães farejadores encontraram drogas em poder dos investigados. Foram apreendidos R$ 6 mil na residência de um deles.

A previsão do total de valores subtraídos nos sete municípios chega a quase R$ 1 milhão, podendo aumentar até o final das investigações.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, além do afastamento de oito empregados dos Correios, em conjunto com outras medidas cautelares diversa de
prisão.

As ordens judiciais emanaram tanto da Justiça Federal de Bacabal quanto de São Luís. O trabalho ainda contou com o apoio da logística do Fórum da Justiça Estadual em Santa Inês.

As investigações verificaram também que o funcionário dos Correios, aproveitando-se do seu poder de gerência, roubava ou facilitava o roubo de numerário do cofre do Banco Postal (Correios), deixando em caixa apenas quantidade suficiente para manutenção das atividades regulares da agência. Informava artificialmente, no sistema bancário, que o cofre estava cheio, como se o dinheiro roubado ainda ali estivesse. 

Como o roubo de dinheiro do cofre não era registrada no sistema do Banco Postal, tornava-se necessária a criação de uma justificativa para a sua falta. Para isso, a organização criminosa simulava assaltos, o que permitia afirmar que o dinheiro havia sido levado naquele crime.

Para aumentar o proveito da atividade criminosa, foram simulados depósitos no Banco Postal, cujos valores logo depois eram sacados e divididos entre os membros da quadrilha.

Posteriormente, entravam em cena os laranjas, possuidores de contas no Banco do Brasil, que repassavam aqueles depósitos à organização criminosa, dando uma aparência legal ao dinheiro que alimentava o tráfico de drogas. Praticavam, ainda, a subtração de aparelhos celulares de valor elevado, os quais eram distribuídos aos membros da quadrilha.

Outra vertente utilizada pelos criminosos foi a ativação de cartões de bolsa família e de benefícios previdenciários. O gerente possuía acesso aos sistemas corporativos, habilitava os cartões de benefício, até para pessoas mortas, o que possibilitava a obtenção de empréstimos bancários com os documentos esquentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário