Rádio Voz do Maranhão

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Flávio Dino implanta rede de policlínicas em São Luís e amplia a oferta de serviços especializados

Para agendamento de consultas e exames em uma das quatro policlínicas, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ligar para o Disque Saúde, no número 3190-9091.
A partir da próxima segunda-feira, as consultas poderão ser marcadas no Procon/Viva da Beira-Mar, Pátio Norte Shopping, Shopping da Ilha e Golden Shopping Calhau, além do APP Procon, na aba Policlínicas, para sistemas Androids ou IOS.
O Governador Flávio Dino implantou quatro policlínicas em São Luís, ampliando a oferta de exames e consultas especializadas na capital maranhense. A entrega do novo modelo de atendimento aconteceu nesta sexta-feira (28), em solenidade na Policlínica Diamante. Além do Diamante, as policlínicas funcionam no Vinhais, na Vila Luizão e na Cidade Operária, formando uma rede de assistência especializada. O governador Flávio Dino aproveitou a oportunidade para anunciar que novas policlínicas serão implantadas também no Cohatrac e no São Francisco.

“Estamos reorganizando de forma permanente a nossa rede de saúde, visando garantir os direitos dos cidadãos maranhenses. Com esses novos investimentos, estamos fazendo com que haja uma oferta maior de serviços nesses segmentos que são muito demandados. Estamos expandindo com o modelo das policlínicas, adotando a experiência de Matões do Norte e, com isso, vamos ter uma grande ampliação da oferta de consultas e exames e, consequentemente, a melhoria dos serviços de saúde para a população de São Luís e dos municípios vizinhos”, ressaltou o governador Flávio Dino. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou os benefícios das policlínicas à população. “A ideia é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde. Com as policlínicas, ampliamos o horário de atendimento, bem como a oferta de especialidades médicas.  As policlínicas resultam de uma ideia do governador Flávio Dino e a proposta é, com essa rede de policlínicas, atender à demanda da população por serviços especializados, ampliando a assistência e os cuidados aos pacientes”, disse o secretário.

As Policlínicas vão ampliar o acesso da população às consultas médicas nas diversas especialidades que contemplem agravos crônicos, pacientes com diabetes e hipertensão. Entre as principais especialidades oferecidas pelas policlínicas estão Neurologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Ortopedia, Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia, entre outras. Os serviços visam proporcionar o suporte diagnóstico e terapêutico, buscando atuar de maneira efetiva na linha de cuidados estabelecida. A proposta é também ampliar a resolutividade nas consultas da Atenção Básica e por meio da ampliação de oferta de exames de apoio diagnóstico.

Também entre as novidades que vão beneficiar os pacientes que buscarem o atendimento nas policlínicas está a ampliação do horário de atendimento. A Policlínica Diamante, por exemplo, funciona de domingo a domingo, sendo de segunda a sexta, das 8h às 21h; sábado das 8h às 18h; e domingo 8h às 12h. As demais policlínicas realizam atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h.

Os pacientes atendidos na Policlínica Diamante nesta sexta-feira já aprovam o serviço, de forma especial em relação à marcação dos procedimentos ou agendamento para as especialidades necessárias imediatamente após a consulta. “Estou achando tudo organizado. Marquei pelo Disque Saúde, me consultei e já estou saindo com o agendamento para fazer o exame do teste ergométrico na próxima semana. Então, estou satisfeito com o atendimento”, contou Valmir Santos, 53 anos.

A proposta do Governo do Maranhão é seguir expandindo com as policlínicas. As próximas unidades estão previstas para o Cohatrac e o São Francisco, em espaços da rede municipal de saúde que passam por reformas e adequações para que possam abrigar os novos serviços.

Também acompanharam a solenidade o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho; o deputado Federal Bira do Pindaré; os deputados estaduais Duarte Júnior, Yglésio Moyses e Helena Duailibe, bem como o vereador Paulo Victor; o médico Phil Camarão; o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande; além dos diretores das policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, Ana Caroline Moreira, Maria Goreth Lima e Márcia Melo, respectivamente; gestores e profissionais de saúde.

Agendamento

Para agendamento de consultas e exames em uma das quatro policlínicas, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ligar para o Disque Saúde, no número 3190-9091, e a partir da próxima segunda-feira, no Procon/Viva da Beira-Mar, Pátio Norte Shopping, Shopping da Ilha e Golden Shopping Calhau, além do APP Procon, na aba Policlínicas, para sistemas Androids ou IOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário