Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 8 de maio de 2020

COVID-19: Mais de 87 milhões para 217 municípios maranhenses; gestores precisam agir imediatamente


Os 217 municípios maranhenses receberam mais de 87 milhões para o combate do Covid-19. Os gestores municipais precisam agir imediatamente. A pandemia assusta e mata. O recurso tem proposito certo, mas qual o motivo da demora para execução das ações?

A prioridade do recurso é para aquisição de insumos, custeio de profissionais e ações de saúde. E, também, novos leitos. Pactuado, o recurso foi liberado pelo governo federal.

Na região Tocantina, R$ 6,7 milhões foram destinados à saúde de Imperatriz. O município contabiliza 305 casos positivos, sendo 17 óbitos.

Com o mesmo propósito de combater o covid-19, o volume de recurso para Caxias foi de R$ 4,6 milhões.  A Portaria 480/2020 estabeleceu o valor do repasse.

O setor saúde, porém, tem motivos de sobra para se preocupar. Muitos municípios que receberam o recurso, até o momento, não efetuaram ações do plano de enfrentamento do coronavírus.

Sob pressão

Diante do perigo iminente de novos casos de covid-19 no Maranhão, a ‘lentidão’ dos gestores municipais pode fazer novas vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário