Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 2 de junho de 2020

Carlos Lula ‘enquadra’ Adriano Sarney


O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, condena a politização sobre o coronavírus. Ele diz que é “hora de todas as correntes políticas do estado estarem juntas com o objetivo de vencer a covid-19. O vírus é o nosso verdadeiro inimigo”. O recado do gestor é claro e tem destino certo: o deputado Adriano Sarney.

Lula disse que, para se vangloriar do aumento de Unidades de Terapia Intensiva ao fim do governo de sua tia, o deputado Adriano Sarney afirmou que o Maranhão possuía 22 leitos de UTI na capital e o mesmo número no interior, em 2009.

O artigo ‘Que a verdade seja dita’, do deputado Adriano Sarney, destaca que “O Maranhão é um dos cinco estados da federação com mais casos e óbitos. Isto se deve a uma série de medidas adotadas pelo governo do estado que não obtiveram o resultado esperado”.

Por outro lado, Carlos Lula listou ‘como’ a gestão da família [e dos aliados] do deputado Adriano Sarney lidou com a saúde pública no estado durante cerca de quatro décadas. 

“Pois bem, em 2009 já completava mais de 40 anos de governo de membros ou aliados da família do deputado, de maneira praticamente ininterrupta. O que ele [Adriano Sarney] está a confessar no seu artigo é que, com grande eficiência, seus aliados políticos abriram praticamente um leito de UTI por ano de governo. Uma média impressionante, sem dúvida”.

Carlos Lula confrontou os dados do parlamentar com a gestão do governo comunista: “Bom, em 5 anos e 5 meses de Governo Flávio Dino apenas os leitos de UTI adulta da rede estadual tiveram um incremento de 142%. As UTIs pediátricas e neonatais também expressivo aumento e, acima de tudo, tais leitos de elevada complexidade deixaram de pertencer a apenas duas cidades. Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Chapadinha, Caxias, Balsas são algumas das cidades que ganharam serviços com os quais sonharam durante cinquenta anos”.

Adriano Sarney diz, ainda, que “Passados cerca de três meses do início da presença do vírus aqui, já são mais de 30 mil casos confirmados e 911 mortos, fora as subnotificações. Para piorar ainda mais, agora o vírus se espalha pelo interior, sem que o governo possa prestar uma assistência hospitalar aos que mais precisam”.

Ao comparar resultados e mostrar ações de enfrentamento da pandemia de covid-19, Carlos Lula traz à tona dados e uma verdade incômoda para o clã Sarney.

“O certo é que realizamos, de março até agora, apenas nas unidades de saúde do estado, mais de 15 mil atendimentos, quase 4 mil transferências entre UPAS e temos um número de recuperados de mais de 11 mil pessoas. Com relação aos leitos de UTI, já são 435, apenas na rede estadual, exclusivos para o tratamento da covid-19. Desde o início da pandemia, implantamos, em média, mais de 5 UTIs por dia, bem próximo, como se percebe à média de construção de 1 leito de UTI POR ANO ao qual o deputado faz alusão em seu texto”, rebateu Carlos Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário