Rádio Voz do Maranhão

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Agente penitenciário é preso por levar droga para detentos em presídio de São Luís


A Polícia Civil do Maranhão deu cumprimento, na manhã desta quinta-feira (30), a mandado de prisão preventiva contra um agente penitenciário temporário, de 51 anos, vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). A prisão foi realizada através da Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (SECCOR).

As investigações indicam que o agente se associou a um custodiado do sistema prisional, de iniciais J.P.S, de 26 anos, conhecido por ser uma das lideranças de uma facção criminosa com atuação no Maranhão. Utilizando-se das facilidades do cargo que ocupa, o agente passou a inserir maconha na Unidade Prisional de Ressocialização São Luís  (UPRSL.

De acordo com a Polícia Civil, após a droga ser recebida dentro do complexo penitenciário, a substância era comercializada para os demais internos gerando vultosos lucros para o custodiado.

Segundo apurações, o agente penitenciário passou a receber de algumas pessoas, a mando do investigado J.P.S., quantias em dinheiro e promessas de recebimento de bens, como armas de fogo.

Foi dado cumprimento ainda a um mandado de busca e apreensão no endereço do agente penitenciário temporário, onde foram apreendidos alguns aparelhos celulares utilizados na prática dos crimes apurados.

Até o momento, verifica-se indícios da prática dos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas (art. 33 e 35, lei 11.343/06) e corrupção passiva (art. 317, CP). As investigações continuam para identificar outros integrantes do grupo criminoso.

Após a realização das formalidades legais, o investigado foi submetido a exame de corpo de delito e encaminhado ao Centro de Triagem de São Luís, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário