Rádio Voz do Maranhão

terça-feira, 21 de julho de 2020

Número de pessoas com coronavírus cai 34% em uma semana no Maranhão


O número de casos ativos de coronavírus caiu um terço no intervalo de uma semana no Maranhão. Casos ativos se referem às pessoas que ainda têm a doença e não se recuperaram.

No dia 14 deste mês, eram 17.412 casos ativos. Agora, de acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde, são 12.111.

Os 5.996 casos a menos representam uma redução de 34%.

Durante o mesmo período, o número de pessoas recuperadas passou de 80.824 para 91.442. Ou seja, 10.618 pessoas a mais superaram a doença. Um aumento de 13%.

Queda nas internações

Outro indicador positivo é a redução no número internações na rede pública estadual de saúde.

“Encerramos o dia com 513 pessoas internadas por coronavírus na rede estadual do Maranhão. Esse número já chegou a ser de 1.700”, afirmou o governador Flávio Dino na noite dessa segunda-feira (20).

A ocupação de leitos de UTI está em 51%, bem abaixo dos índices verificados nos meses anteriores. A taxa de ocupação dos leitos clínicos é ainda mais confortável: 26%.

“Peço que continuem a usar máscaras em locais de circulação pública e a evitar aglomerações. Isso é essencial”, disse o governador.

Taxa de contágio

De acordo com os pesquisadores do projeto Covid-19 Analytics, da PUC-Rio e da FGV, o Maranhão continua com taxa de contágio menor do que 1.

Quando a taxa é superior a 1, cada contaminado transmite a doença para mais de uma pessoa, logo o vírus ainda avança. Quando é abaixo de 1, a tendência é que os novos casos comecem a cair. Afinal, uma pessoa passa a contaminar cada vez menos outras pessoas.

O índice do Maranhão é de 0,84 de acordo com o estudo. A taxa vem caindo há duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário