Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

PMs salvam bebê que se afogou em piscina na cidade de Caxias

Após os primeiros socorros, a criança foi encaminhada ao Hospital Infantil de Caxias.
Policiais Militares do 2º BPM de Caxias salvaram uma criança de 1 ano e 8 meses, vítima de afogamento. Segundo informações da PM-MA, a criança foi levada, na tarde desse sábado (29), pela família ao pelotão no povoado de Brejinho, município de Caxias, a 361 km de São Luís.

A família da criança, que mora no município de São João do Sóter e estava a passeio, informou aos policiais militares que a bebê sofreu o afogamento em uma piscina e ficou desacordada.
Ao chegar ao posto da PM, os policiais perceberam que a criança também não estava respirando, e deram início ao procedimento de salvamento realizando desobstrução das vias aéreas,  com a Manobra Heimlich.

Após os primeiros socorros realizados pelo sargento Anderson Lopes e os cabos Carvalho Costa e Nunes, a criança foi encaminhada ao Hospital Infantil de Caxias.

Com 13 anos na Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), sendo três anos no 2º BPM de Caxias, e pai de dois filhos, o sargento Anderson Lopes revela que fez diversos cursos relacionados a primeiros socorros na corporação, mas diz que realizou a Manobra Heimlich usando os "instintos de pai".

"Eu vi a situação da criança e fiquei logo querendo resolver. Eu fiquei analisando direto a situação dela, se cabecinha estava ereta, se havia mais alguma coisa na boca, se o nariz dela estava obstruído. Fiquei avaliando direto para saber o que eu poderia fazer até que o socorro especializado chegasse", disse o sargento Lopes.

Sobre a manobra de Heimlich

A Manobra de Heimlich é um procedimento a ser feito nos casos em que a criança está inconsciente. Ela consiste na compressão abdominal capaz de desobstruir as vias aéreas do bebê pela descompressão do diafragma, órgão responsável por regular a entrada e a saída de ar do corpo humano.

Para saber se a criança perdeu a consciência após um engasgo, se atente aos sintomas: ele não responde com nenhum movimento quando chamado ou tocado, não chora, não se mexe, não tem reação; está com a respiração agonizante; ou está desmaiado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário