Rádio Voz do Maranhão

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Rádio Timbira faz programação especial para comemorar 79 anos; Zeca Baleiro é uma das atrações


A Rádio Timbira AM 129 khz preparou uma programação especial para celebrar 79 anos de história. Durante o sábado (15), data em que a emissora mais antiga do Maranhão comemora aniversário de fundação, ícones da cultura maranhense participam da festa, como é o caso do cantor e compositor Zeca Baleiro, convidado do programa Balaio Cultural, que vai ao ar às 13h30. Mas a programação comemorativa não para por aí.

“Teremos live especial com artistas e personalidades de vários segmentos com participações em vídeo/áudio, mensagens e entrevistas”, detalha Robson Paz, secretário adjunto de Radiodifusão do Maranhão.

A live especial de aniversário, que será realizada entre 17h e 19h do sábado, é a síntese de como a Rádio Timbira chegou a 2020: uma emissora adaptada às mudanças tecnológicas e com presença consolidada em várias plataformas midiáticas, como aplicativos e redes sociais da internet.

A ampliação da participação da emissora nas mídias sociais faz parte do processo de modernização da rádio, iniciado em 2017, quando ela passou a se chamar ‘Nova 1290 Timbira AM’. O processo de reestruturação incluiu investimento tecnológico, com a modernização dos estúdios, aquisição de novos equipamentos e implantação de novo parque de transmissão.

Mas a reestruturação da emissora oficial do Governo do Maranhão já começou em 2015, quando o governador Flávio Dino decidiu resgatar a emissora, que foi sucateada ao longo dos anos anteriores.

“Conseguimos resgatar este patrimônio do povo maranhense. A emissora melhorou e ampliou sua cobertura de sinal, reformulamos a programação, contamos com equipe de valorosos profissionais. A rádio se modernizou, crescendo também com a convergência de mídias a partir da presença em várias plataformas de comunicação”, afirma Robson Paz.

Nos últimos anos a emissora contratou nomes de peso da comunicação maranhense para reforçar seu time de apresentadores, como os jornalistas José Raimundo Rodrigues e Mônica Moreira Lima. Com 35 anos de carreira, Mônica Moreira Lima fala da honra em trabalhar em uma emissora que tem compromisso com a verdade, e como isso faz diferença na chamada era das fake news. 

“É uma honra fazer parte desse momento em uma emissora que tem tanta relevância para o Maranhão. Quando você tem um veículo como a rádio Timbira, onde o compromisso é com a verdade dos fatos, esse é o nosso maior patrimônio e essa realmente é a fonte de toda a nossa credibilidade e audiência”, disse Mônica Moreira Lima.

Escola de novos talentos

A mais longeva emissora do Maranhão até hoje é escola para diferentes gerações de profissionais da comunicação do Estado. Lenda da crônica esportiva maranhense, o radialista Edivan Fonseca está na emissora desde 1963 e acompanhou as transformações da Rádio Timbira ao longo do tempo. Ele começou como “foca” (profissional recém-formado, no jargão jornalístico) na cobertura de futebol, mas foi ganhando espaço na emissora e chegou a ir a duas Copas do Mundo como repórter da Timbira. Atualmente, Edivan está no ar com o programa Fome de Bola, de segunda a sexta-feira, sempre às 12h.

“Considero a Timbira como minha segunda família. Quando comecei era a principal escola de rádio do Estado, mas chegou a ser extinta em 1995. Agora ela voltou a ser referência. A rádio valorizou os profissionais, contratou nomes de peso e está em todas as plataformas da internet”, conta o radialista.

O caso do repórter Daniel Amorim, de 29 anos, não é muito diferente. Ele entrou para a Timbira ainda como estagiário e completa em 2020 nove anos de atividade na rádio.

“Eu sempre digo que a Rádio Timbira é minha segunda casa. Na Rádio Timbira eu pude ter um conhecimento muito grande de locução, apresentação, edição, produção, coberturas culturais, esportivas e políticas. A Rádio aumentou muito o meu leque profissional. A contribuição profissional que a Rádio Timbira me deu é inestimável”, ressalta.

Daniel Amorim também comemora os avanços da rádio nos últimos anos. “Eu fico muito feliz em ver o crescimento da emissora, a valorização por parte do governador Flávio Dino, a valorização da emissora como importante elemento da comunicação pública, e, principalmente, a valorização dos profissionais que fazem a Rádio Timbira”, destaca Amorim. 

Comunicação para todos

Para o governador Flávio Dino, o papel dos meios de comunicação se insere na garantia de que "a liberdade de expressão seja efetivamente um bem público, que seja de todos e todas" e no Maranhão a Rádio Timbira é a “concretização desse direito".

“A Rádio Timbira é nosso patrimônio, patrimônio do povo do Maranhão. A Rádio Timbira é uma grande escola de formação de novos talentos, de novos profissionais e, portanto, de preservação da memória, da história e do vigor da rádio no Maranhão. No que depender de mim, vai cada dia mais se afirmar como meio de comunicação imprescindível para o nosso Estado”, disse Flávio Dino em mensagem nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário