Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Governo disponibiliza novo drive-thru para testagem da Covid-19 no Complexo do Castelão

Um novo serviço de testagem rápida para a Covid-19, em sistema drive-thru, começou a funcionar nesta segunda-feira (22), no Complexo do Castelão, na Vila Palmeira. A iniciativa do Governo do Estado vai atender grávidas, pessoas a partir dos 45 anos e pessoas com deficiência. O drive-thru do Parque do Rangedor continua atendendo. Os atendimentos nos dois espaços seguem sendo disponibilizados até o dia 5 de março.

O autônomo Francisco Carlos Fernandes, de 57 anos de idade, viu na televisão o anúncio do novo serviço de testagem para Covid-19 e buscou atendimento logo nas primeiras horas da manhã. “Quando eu vi na televisão, eu já vim logo de imediato. Achei muito bom o que o Governo está fazendo. Eu não tive febre nem gripe, mas tive uma moleza. A Covid não está de brincadeira não. Tem que vir testar pra saber se já teve ou não a doença”, explicou o autônomo.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carlos Vinícius Quadros Ribeiro, explicou que a instalação do drive-thru no Complexo do Castelão é mais um instrumento para ampliar a testagem na região metropolitana e, assim, reforçar o combate ao coronavírus. “Queremos identificar esses pacientes o mais precocemente possível, para poder fazer o isolamento e assim tratar esse paciente sem que ele transmita para mais pessoas”, disse.

A testagem nos drives-thrus é uma estratégia que integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) executadas para o combate à pandemia e é coordenada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Segundo o presidente da EMSERH, Marcos Grande, a política de testagem sempre foi um dos pilares do governo Flávio Dino no combate ao coronavírus. Inclusive levando o instrumento para o interior do estado.

 

“A partir da observação dos nossos dados epidemiológicos e dados de internação, nós verificamos que a doença hoje, além de atingir, faz com que esse paciente de 45 anos precise de leito de enfermaria e UTI. Os dois drives estão atendendo pessoas a partir de 45 anos, além de gestantes e idosos”, complementou.

Raimunda Machado dos Santos Lemos, 67 anos, fez o teste e aprovou a nova localização do Drive. “Achei bom demais, você nem imagina como facilitou para mim e para muita gente vai facilitar a instalação aqui no Castelão”, disse.

São três tendas de testagem instaladas no estacionamento da pista de atletismo do Complexo do Castelão, com capacidade para atender 800 pessoas diariamente. O horário de funcionamento será das 8h às 16h. Para ter acesso ao teste rápido, as pessoas do público-alvo devem apresentar documento com foto, exames ou laudos comprobatórios.

O sistema de drive-thru foi ofertado à comunidade em outras três edições: em setembro na capital maranhense, depois em Imperatriz e novamente em São Luís. De acordo com levantamento, nas três edições, foram testadas 22.571 pessoas. Em 2021, o drive-thru de teste rápido retornou para o Parque do Rangedor. O serviço, disponível desde o dia 20 de janeiro, já realizou mais de 17 mil atendimentos.

Um comentário:

  1. Seria interessante fazer o testes para os jovens, que são os que mais transmitem a doença pois são eles que estão mais presentes nas ruas, como bares, praias ,shopping, se aglomerado

    ResponderExcluir