Rádio Voz do Maranhão

sábado, 6 de março de 2021

Minha Casa Melhor realiza 1°sorteio e beneficia 1.300 famílias com R$ 600 para compra de eletrodomésticos, móveis e até gás de cozinha

Foram sorteadas neste sábado (6), as primeiras 1.300 famílias beneficiadas com o programa estadual Minha Casa Melhor, que vai destinar a cada família contemplada um cartão de débito no valor de R$ 600,00 para compra de móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos e até gás de cozinha, em estabelecimentos comerciais de todo o Maranhão, previamente cadastrados no programa.

O sorteio foi transmitido ao vivo no programa Daqui, da TV Mirante, e nas redes sociais do Governo do Maranhão. 

Nessa primeira fase foram selecionadas famílias de baixa renda que moram nos municípios de Açailândia, Buriticupu, Itinga do Maranhão, Bom Jesus das Selvas e São Francisco do Brejão. Mas o programa vai alcançar maranhenses de todos os 217 municípios do Estado, com sorteios semanais divididos por região.

Ao todo, o Minha Casa Melhor vai contemplar 45,6 famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ou seja: não há necessidade de inscrição no programa e todas as famílias inscritas no CadÚnico já estão automaticamente aptas a participar do sorteio, como explicou o governador Flávio Dino, em entrevista concedida momentos antes do primeiro sorteio.

“Por exemplo: a família que recebe o Bolsa Família ela participa automaticamente do sorteio, não precisa se inscrever”, pontuou o governador.

Benefício social e econômico

Para Flávio Dino. o programa Minha Casa Melhor agrega um "duplo benefício", já que garante auxílio para os lares de famílias de baixa renda e ajuda os comerciantes, que poderão ampliar as vendas com os recursos oriundos do programa, fator que deve estimular a geração de emprego e renda.

Dino sublinhou ainda que as empresas e lojas de todos os municípios maranhenses interessadas em vender produtos aos beneficiários, ainda podem realizar credenciamento no Minha Casa Melhor, diretamente no site do programa (minhacasamelhor.ma.gov.br).

“A inscrição [de empresas e lojas] é contínua. Há um site específico na Internet para todas as empresas do Maranhão que comercializam móveis, eletrodomésticos, utensílios para o lar e também quem vende gás de cozinha”, frisou Dino.

Gás de cozinha

A possibilidade de uso dos recursos do Minha Casa Melhor para a compra de gás de cozinha é a grande novidade do programa.

“Nós sabemos que a política de preços nacional tem produzido um grande crescimento do valor [do gás de cozinha] em todo o Brasil, apesar do imposto do gás no Maranhão ser um dos menores do país. Nós sabemos que esta questão nacional tem impactado no gás de cozinha e por isso o cartão também poderá ser usado, de modo que, estabelecimentos comerciais e também aqueles que revendem gás podem receber esse cartão, desde que se cadastrem”, antecipou o governador.

Apoio em meio à crise sanitária

Após o recebimento do cartão, o beneficiário terá o prazo de até 90 dias para efetuar compras. Ao todo serão realizados 26 sorteios por região, sempre aos sábados e até o mês de agosto para evitar aglomerações.

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry, que participou do programa Daqui para realizar o primeiro sorteio da iniciativa, falou da importância do Minha Casa Melhor no contexto da pandemia.

“É um programa que se destina às famílias maranhenses, àquelas famílias de baixa renda, e que precisam deste apoio para melhorar o próprio bem estar familiar. Isso faz com que haja um impacto positivo para aqueles que mais precisam da mão do Estado, da mão de quem pode auxiliá-los em um momento tão grave na vida de todo o país com a pandemia do coronavírus”, ressaltou o secretário.

Os completados neste primeiro sorteio do Minha Casa Melhor receberão dos cartões de débito em casa, que serão entregues por equipes de bombeiros civis. Os nomes dos selecionados já estão disponíveis no site minhacasamelhor.ma.gov.br

Clique e veja a lista dos 400 sorteados de Açailândia

Clique e veja a lista dos 200 sorteados de Bom Jesus das Selvas

Veja a lista dos 400 sorteados de Buriticupu

Veja a lista dos 200 sorteados de Itinga do Maranhão

Veja a lista dos 100 sorteados em São Francisco do Brejão

Nenhum comentário:

Postar um comentário