Rádio Voz do Maranhão

sábado, 26 de junho de 2021

Homem suspeito de vender diplomas universitários falsos é alvo de operação policial em Maranhãozinho

A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Santa Luzia do Paruá, pertencente à 8° regional de Zé doca, deu cumprimento, na manhã de hoje (25), a um mandado de busca e preensão domiciliar na casa de um investigado de iniciais C.F.F., residente na cidade de Maranhãozinho, para fins de apuração das práticas de golpes de diplomas universitários falsos.

Na casa do investigado, foram encontrados e devidamente apreendidos para fins de investigação, um computador, pendrives, HD externo, aparelho celular, documentos pessoais de dezenas de pessoas que contrataram o investigado.

Foram localizados também diversos carimbos com os nomes de algumas das faculdades e como o nomes de cargos da esfera universitária, que eram usados para as práticas das fraudes.  Em um dos carimbos está o nome da Faculdade do Cerrado Maranhense (CFM).

Os computadores e demais mídias apreendidas serão submetidos a perícia no Instituto de Criminalística do Maranhão (ICRIM/SSP/MA) para se identificar a existência de arquivos e programas usados para manipulações e confecções dos diplomas falsos.

De acordo com as investigações, no ano 2018 um grupo de aproximadamente 50 formandos dos cursos de Geografia, Pedagogia e Serviço Social de Santa Luzia do Paruá sofreram um primeiro golpe por terem se formado em Faculdade que não os diplomou. Com isso, os formandos procuraram o indivíduo ora investigado, sob a promessa de que este poderia convalidar seus diplomas.

O investigado prometeu resolver as suas situações e para tanto cobrou de cada aluno uma quantia média de R$ 1.350,00, tendo emitido em seguida os diplomas e os históricos escolares.  No entanto, segundo as investigações, os diplomas também eram falsos e não passavam de uma mera montagem feita pelo investigado.

Na operação dessa quinta-feira, a polícia constatou que o número de vítimas do mesmo acusado é maior. Na casa do golpista foram encontrados dezenas de documentos de outras pessoas.

A Polícia não descarta que alguns dos interessados possam ser coniventes com a falsificação dos diplomas. Os envolvidos também responderão a processo por uso de documentos falsos.

Na Delegacia de Santa Luzia do Paruá encontram-se em andamentos três inquéritos policiais que apuram as práticas de golpes de cursos e diplomas universitários fraudulentos. Um desses inquéritos foi instaurado para apurar o uso fraudulento de um dos diplomas por um dos supostos formandos.

A Polícia recomenda que aqueles que fizeram seus cursos de graduações, por meio de pólo de ensino terceirizados na região, antes de fazerem os usos dos diplomas, procurem se certificar diretamente com a Reitoria da Faculdade se os documentos autênticos.

Os alunos e futuros alunos devem manter contatos diretos com os canais de atendimento da sede da própria Faculdade, e que arquivem os registros desses contatos para se certificarem de que não irão cair em golpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário