Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Moradores coletam comida em caminhão de lixo em Fortaleza

Comida era descartada por supermercado no Bairro Cocó e iria para caminhão de lixo. Funcionário de supermercado diz que pessoas buscam comidas vencidas e descartadas.

Na porta de um supermercado no Bairro Cocó, área nobre de Fortaleza, um grupo de pessoas procura alimentos dentro de um caminhão de lixo. A imagem foi filmada pelo motorista de aplicativo André Queiroz no último dia 28 de setembro e compartilhada nas redes sociais neste domingo (17). Nas imagens, homens e mulheres coletam comida descartada de um comércio.

"Pois é, muito triste. Existem cenas como essa sempre naquela região. Sempre vejo, mas não como essa daí. Por isso resolvi filmar. É bem impactante", afirmou André Queiroz.

Ao g1, um funcionário do supermercado que prefere não se identificar afirmou que a cena acontece todas as semanas, e crianças também buscam comida que seria jogada em um lixão.

"É isso aí que você vê no vídeo. Faz pena ver essas pessoas nessa situação humilhante. São idosos e até crianças, algumas vezes. As crianças chegam a entrar no caminhão. Os próprios lixeiros ficam sensibilizados. Alguns chegam até ajudar", disse.

Ainda de acordo com o funcionário, a cena passou a ser mais rotineira depois da pandemia. Antes, algumas pessoas faziam buscas no local por materiais recicláveis, como papelão, caixas e plásticos.

"Eram catadores que procuravam material para ser reciclado. Hoje o que vemos aqui é gente atrás de se alimentar. Eles pegam tudo. Hortaliças, mortadela, pão vencido e também as frutas. Uma cena de cortar o coração", lamenta o funcionário.

Problema afeta 19 milhões de brasileiros

Atualmente, 19 milhões de brasileiros acordam sem a certeza de que terão ao menos uma refeição para o dia. Dois anos atrás, eram 10 milhões. Com o crescimento da fome no país, houve registro de cenas como a ocorrida em Fortaleza.

No Ceará, cerca de 1 milhão de pessoas vive na extrema pobreza, com renda mensal de até R$ 89, conforme o Ministério da Cidadania.

Em Cuiabá, a distribuição de pedaços de ossos com retalhos de carne tem formado filas. O açougue, que distribui os ossos há dez anos, diz que isso acontecia antes apenas uma vez por semana e, agora, são três. A crise provocada pela pandemia só fez a fila crescer.

Pesquisadores que acompanham os desdobramentos sociais da pandemia afirmam que a dificuldade de milhões de brasileiros em se alimentar de maneira saudável vai ter impacto nas próximas gerações. A fome e a má alimentação podem gerar sérios problemas de saúde e desenvolvimento em crianças e adultos.

“As crianças têm um período de crescimento acelerado em que precisam de determinados nutrientes e de determinado aporte energético. Se elas não têm isso por um curto espaço de tempo, isso vai impactar no peso dela. Isso às vezes gera problemas escolares, atraso no desenvolvimento. Nos adultos, mesmo que eles não precisem de energia para crescer, tem prejuízo no sistema imunológico, na forma como se enfrentam doenças”, disse Elisabetta Recine, do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília.

"É um país que, para se recuperar, vai demorar muito mais tempo do que se nós tivéssemos investido em ter condições mínimas de qualidade de vida mesmo numa crise como esta da pandemia", afirma.

10 comentários:

  1. Por isso é que eu digo: Maranhão é terra boa, e, o povo ainda reclama!
    Ainda não se viu cenas como essa, pir aq.

    ResponderExcluir
  2. Fortaleza é igual a São Luís...vivem de fachada...a verdadeira realidade dessas capitais é a mais pura míseria que se vê...quem conhece esse cabaré aqui ...não tem diferença do de lá...vão nos terminais e no centro de São Luís pra ver moradores de rua tirando comida do lixo...mesma situação

    ResponderExcluir
  3. Fiquem que a economia age te ver depois!!

    ResponderExcluir
  4. Fiquem em casa que a economia agente vê depois!!

    ResponderExcluir
  5. Esse é o retrato do Brasil ...culpa de BOLSONARO...ele tá conseguindo tá de graça a presidência pro Lularapio.

    ResponderExcluir
  6. Fiquem em casa que a economia vemos depois, e o depois chegou , e agora ? Um dia isso ia chegar e atendencia e piorar.

    ResponderExcluir
  7. O brasil não aguenta mais um desgoverno desse,população está sofrendo nas mãos desses incompetentes!

    ResponderExcluir
  8. Parabens aos desgraçados que votaram nesee bolsonaro dos inferno a culpa é toda de vcs seus malditos

    ResponderExcluir
  9. Mas o Ceará não é administrado pelo pt, ainda tem pobre?

    ResponderExcluir
  10. Impressionado de ainda ter pobre no Ceará!
    No Maranhão o Flavio Dino acabou com todos!

    ResponderExcluir