Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Fantástico destaca caso de jovem negro agredido em Açailândia

Recepcionista de banco em Açailândia, a 567 km de São Luís, foi acompanhado pela polícia para se mudar do apartamento, três dias após as agressões

Os autores das agressões são o empresário Jhonnatan Silva Barbosa e a dentista Ana Paula Vidal

As agressões sofridas por Gabriel da Silva Nascimento, no sábado (18/12), por volta das 6h30, em Açailândia, foram destacadas pelo Fantástico da TV Globo nesse domingo (02).

O jovem, que trabalha como recepcionista de uma agência da Caixa na cidade, tinha descido do condomínio onde mora para vistoriar o carro, já que faria uma viagem para encontrar colegas para uma confraternização. Nesse momento, sofreu as agressões.

Confira trechos da reportagem:

Os roxos e cortes no rosto e no pescoço não foram as únicas marcas que ficaram em Gabriel da Silva Nascimento, de 23 anos, que foi agredido dentro do próprio carro, em frente de casa, em Açailândia, no Maranhão. Ele também acabou se mudando do imóvel, três dias depois do crime, porque ele pertence à família da mulher que o agrediu junto com um homem.

Os autores das agressões são o empresário Jhonnatan Silva Barbosa e a dentista Ana Paula Vidal, que também mora no prédio. Eles mandam o jovem sair do veículo e começam as agressões, que foram registradas em vídeo. Gabriel é derrubado, sofre chutes, pisões, tapas e Ana Paula põe os joelhos na sua barriga, enquanto Jhonnatan pisa em seu pescoço. A sessão de espancamento só para quando um vizinho avisa que a vítima é moradora do prédio e dono do carro de onde foi retirado.

No dia das agressões, Gabriel foi à delegacia para fazer um boletim de ocorrência, mas em três tentativas diferentes, ele foi informado de que o sistema estava fora do ar. Por isso, só conseguiu registrar a queixa no dia seguinte, o que impediu a prisão em flagrante dos agressores. Até agora, nenhum deles foi ouvido pela polícia.

Jhonnatan Silva Barbosa, o agressor, já foi condenado pela Justiça por ter atropelado e matado um senhor de 54 anos, em 2013. Ele foi condenado a 2 anos e 8 meses de prisão, que foram convertidos em serviços comunitários e multa de um terço de um salário mínimo. O Fantástico encontrou Jhonnatan, mas a pessoa que se identificou como tio dele informou que o sobrinho não daria entrevista. Em nota, Ana Paula Vidal, também agressora, pediu desculpas e disse que não teve uma atitude racista.

Para o advogado de Gabriel, o ex-juiz Marlon Reis, o racismo é evidente: "Foi um caso de racismo. Muitas vezes se busca, para a caracterização de um episódio claro de racismo, a verbalização, a utilização de palavras que denotem o preconceito racial, mas isso não é o padrão brasileiro, baseado em racismo estrutural", defende o advogado.

Este é o mesmo entendimento de José Carlos Silva de Almeida, da ONG Justiça nos Trilhos: "A partir do momento que eles olham o Gabriel, enxergam nele um bandido, um ladrão. Estão fazendo juízo de valor baseado na cor da pele, na vestimenta dele. Isso é racismo", diz.

Gabriel havia comprado o carro há 2 meses. Ele se mudou do prédio que morava porque ele pertence à família de Ana Paula. Com medo, ele teve acompanhamento da polícia para retirar seus pertences de lá.

Com informações de Alex Barbosa/TV Globo

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/01/02/eu-achei-que-iria-morrer-diz-rapaz-negro-agredido-dentro-do-proprio-carro-no-maranhao.ghtml


20 comentários:

  1. Os olhos do País estão voltados para esse caso. Vamos observar como a "justiça" local procederá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebi que. Esse caso a justiça será literalmente surda, cega e muda. Jovem Gabriel não conseguiu fazer o BO pois o sistema "estava" fora do ar. Sei, sei 🤔

      Excluir
  2. Rapaz eu ia me vingar desses dois seboso justiça aki nesse país so pra branco e rico!esses dois iam comer capim pela raiz se fosse comigo!fica dica ao jovem!!agredido!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz o negócio é ir pra cima dos dois. Já sofri esse tipo de situação e fiz por mim e ponto final. Já tem foto e tudo. Falta o que?

      Excluir
  3. Se fosse eu deixava queto...nem ia levar ao conhecimento público...ia arrancar o coração deles no calado...onça não se espanta.

    ResponderExcluir
  4. Eu pensando que o cara era gente jkkkkkk...o cara JÁ matou uma pessoa...kkkk...tem que morrer urgente ele e ela...mandar pro inferno de vez.

    ResponderExcluir
  5. Cada vez mais me decepcionando com quem tem em mãos o poder de fazer valer nossos direitos nestes país

    ResponderExcluir
  6. Já sabemos quem são eles é só aguardar a galera vai da um sumisso nesses dois malditos,essa dentista merece arrancar todos os dentes dela se anestesia faria com prazer

    ResponderExcluir
  7. E o caso do rapaz que foi torturado algemado pelos funcionários do super.wrcado Mateus e acusaram o rapaz de roubo tem que ser mostrado tbm

    ResponderExcluir
  8. mais um caso "isolado" dirão...
    o cara matou alguem e saiu impune...imagina se nao vao livrar a cara da potoca e do corno..
    toda solidariedade ao rapaz e que a população linxe o casal

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Ta no cú da tua mae racista de merda

      Excluir
    2. NO CU ARROMBADO DA MÃE DESSE RACISTA SAFADO

      Excluir
  10. O negócio é esse rapaz marcar uma consulta com essa dentista, depois fazer umas compras na loja do sujeito.

    ResponderExcluir
  11. Essa justiça do Maranhão, um vagabundo desse ainda diz que é empresário. E essa pilantra dentista do diabo.

    ResponderExcluir
  12. uma vagabunda dessa. dá corno nesse outro otário. ela transa com 2 amigos meu ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  13. Eu não prestaria queixa, prestaria contas com os dois . Tocava fogo nos dois .

    ResponderExcluir