Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Prefeito de Pinheiro é alvo de operação da PF por suspeita de desviar recursos federais da Educação e da Saúde; ele é afastado do cargo

Segundo a Polícia Federal, o gestor do município é suspeito de integrar uma organização criminosa que praticava fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro na cidade de Pinheiro.

O prefeito da cidade de Pinheiro, Luciano Genésio (PP), foi alvo de uma operação da Polícia Federal realizada na manhã desta quarta-feira (12). O gestor do município, que fica a 113 km de São Luís, é suspeito de integrar uma organização criminosa que praticava fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, as fraudes eram feitas com utilização de verbas federais do Fundo Nacional de Saúde e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

A operação, intitulada de Irmandade, foi realizada nas cidades de São Luís, Pinheiro e Palmeirândia. Durante a ação, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de sequestro de valores.

De acordo com a PF, a investigação tem como foco os Pregões 030/2018 e 016/2020, que custaram cerca de R$ 38 milhões aos cofres públicos, e deram origem a contratos firmados com empresas pertencentes aos integrantes da organização criminosa.

As investigações apontam diversos indícios de que o proprietário de fato dessas empresas seria o próprio gestor público municipal, Luciano Genésio, o que se confirmou por meio da análise das movimentações bancárias.

A PF constatou, ainda, que parte dos pagamentos realizados pelo Poder Público para tais empresas era revertido para as contas do prefeito.

Diante desses fatos, além de cumpri os 11 mandados de busca e apreensão e os 10 mandados de sequestro de valores, a Polícia Federal deu ordens de que Luciano Genésio seja impedido de:

— exercer a função pública;

— acessar ou frequentar a prefeitura;

— manter contato com os outros investigados;

— ausentar-se da comarca de sua residência durante a investigação.

As determinações judiciais foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por:

— fraude à licitação (Art. 96, inciso I, Lei 8.666/93)

— peculato (Art. 312, Código Penal)

— lavagem de capitais (Art. 1º, caput, Lei 9.613/84)

— integrar organização criminosa (Art. 2º, Lei 12.850/13).

Somadas, as penas podem chegar a 34 anos de prisão.

De acordo com a Polícia Federal, a denominação “Irmandade” faz referência à composição da organização criminosa, que possui, tanto no núcleo político quanto no núcleo empresarial, irmãos participantes do esquema criminoso.     

Afastamento

O Tribunal Regional Federal – 1ª Região – atendeu solicitação do delegado de Polícia Federal Roberto Costa, amparada pela Procuradoria Geral da República, no Maranhão, e afastou do cargo o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio.

O próprio Costa confirmou a informação em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, 12, ao falar sobre a ‘Operação Irmandade’.

Um comunicado da PF já foi encaminhado a Luciano Genésio e à Presidência da Câmara Municipal pinheirense, informando que o afastamento é por tempo indeterminado.

7 comentários:

  1. É uma pena que amanhã estará solto e praticando os mesmos atos.Venha para Porção e verás de fato o que é uma trambicagem.

    ResponderExcluir
  2. Algum juiz de plantao de plantão já leu essa notícia?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Pois é, Maranhãozinho, Weverton, Holandinha, até o Prefeito de São Luís o Braide, é alvo da PF

      Excluir
  4. Suspeito! Quando a PF vai buscar não tem essa não.

    ResponderExcluir
  5. Tirar dinheiro da educação é um absurdo, porém, a única coisa que vi levar prefeito pra cadeia... Aguardemos os próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  6. Só ele,? e os outro!!. Quando dividir o que roubou com os outros canalhas vai solto e retorna ao cargo. As coisa acontece assim, quer comer sozinho como terra de cemitério, os que não tem essa facilidade se irrita quando demora dividir, e dar nisso. Aposto uma carrada de pirulito como amanhã retoma o cargo. Pode me cobrar.

    ResponderExcluir