Rádio Voz do Maranhão

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Motorista que matou estudante na MA-201 estava embriagado, foi autuado por homicídio culposo e já está em liberdade; família da vítima se revolta

João Victor era estudante universitário
e atleta de natação da APCEF

O motorista Jardeson Conceição Araújo, de 38 anos, que atropelou e matou o jovem João Victor Caldas do Norte, de 22 anos, na Estrada de Ribamar, vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Ele foi preso em flagrante, mas colocado em liberdade na manhã desta segunda-feira (21).

O acidente ocorreu na noite desse domingo (20), por volta das 19h, nas proximidades do Frango Americano. Jardeson Araújo, que não tem habilitação, dirigia um veículo Ônix, invadiu a contramão e colidiu frontalmente contra uma motocicleta pilotada por João Victor. O jovem morreu no local.

De acordo com informações da polícia, o motorista apresentava sintomas de embriaguez alcoólica, como olhos vermelhos, odor etílico e sonolência. Preso em flagrante, ele admitiu que estava embriagado, mas se negou a fazer o teste do bafômetro.

O amigo do atropelador revelou que ambos haviam ingerido bebida alcoólica em um quiosque enquanto assistiam a uma partida de futebol.

No Plantão do Maiobão, Jardeson Araújo foi autuado em flagrante por homicídio culposo (Art. 302, § 1º e 3º do CTB). As penas previstas são detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Após a autuação em flagrante, o motorista foi encaminhado à Central de Inquéritos e Custódia. O Ministério Público se manifestou pela concessão da liberdade provisória ao motorista atropelador.

No início da manhã desta segunda-feira, a juíza Rosângela Macieira, respondendo pelo Plantão Criminal, determinou a soltura de Jardeson Araújo, que reside no bairro Moropoia, em São José de Ribamar. A magistrada determinou que ele compareça mensalmente em Juízo, para informar e justificar suas atividades; comparecimento a todos os atos do inquérito; e comunicação do Juízo acerca de eventual mudança de endereço.

Em contato com o blog, um tio de João Victor manifestou indignação com a soltura do motorista atropelador, que não passou 24h preso. Para ele, o motorista deveria ter sido atuado por homicídio doloso, pois estava embriagado.

“Como um jovem, de 22 anos, habilitado, correto, estudante, é condenado à pena de morte dessa forma? Enquanto um bêbado, dirigindo sem habilitação, embriagado, entra na contramão, pega meu sobrinho de frente, mata, estraçalha todo, não passa nem 24h na cadeia e a justiça manda soltar. Como pode isso? O cara confessou, disse que bebeu, estava dirigindo embriagado. Mesmo assim, o delegado indicia como homicídio culposo, e não doloso. Como é que ele não assume o risco de matar, entrando em um carro dessa forma? Aqui no Maranhão é um retrocesso. A pessoa bebe e mata uma pessoa de bem, mas sai pela porta da frente da delegacia. Onde está a justiça deste Estado?”, questiona um tio de João Victor.

O jovem João Victor Caldas do Norte, estudante universitário e atleta de natação da APCEF, foi sepultado na manhã desta segunda-feira no cemitério de São José de Ribamar.

6 comentários:

  1. Enquanto não acontecer com filhos de governador, deputados, senadores, juízes e desembargadores, ficará o dito pelo não dito. Dizem que leis são para se cumprir mas esse CTB é uma comédia, que ameniza e legaliza direito de matar por estar bêbado, transformando um crime que deveria ser qualificado como doloso em culposo. Em qualquer legislação do Mundo dirigir bêbado é crime grave mas no Brasil é atenuado mesmo que tenha por fim morte. RIDÍCULO ISSO...

    ResponderExcluir
  2. Justiça falha e cruel ,enquanto isso pessoas perdem a vida e nunca jamais nada é resolvido

    ResponderExcluir
  3. se fosse um filho de um rico esse motorista ia descer direto para a penitenciaria por crime doloso. perdi um pai no transito e o motorista deu uma caixa de remedio e não aconteceu nada ficou livre e meu pai morto justiça do homem mas da justiça de Deus ninguem se livra. custa mas um dia a conta chega.

    ResponderExcluir
  4. AQUI É BOLSONARO PRESIDENTE 🇧🇷 2022 E MORREU MARIA PREÁ

    ResponderExcluir
  5. OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE,TODO MUNDO TEM FAMÍLIA...É SÓ DESCOBRIR E CAIR PRA DENTRO...

    ResponderExcluir