Rádio Voz do Maranhão

quarta-feira, 2 de março de 2022

Falso enfermeiro que comprou diploma por R$ 4 mil é preso em São Luís; ele atuava em hospitais há três anos

A Polícia Federal prendeu em flagrante delito no último sábado (26/02) um homem que atuava ilegalmente em três hospitais (dois em São Luis e um no interior) como enfermeiro e como técnico de enfermagem.

O conduzido possuía registro no COREN/MA para ambos os ofícios, tendo iludido a autarquia federal com diplomas de conclusão falsos.

Interrogado pela Polícia Federal, o conduzido confessou que não havia terminado o curso de técnico de enfermagem, e sequer chegou a cursar a graduação em Enfermagem.

Ele admitiu que adquiriu o diploma pelo valor de R$ 4.000,00 de “atravessadora” que garantiu que o documento passaria em todos os testes de autenticidade.

O falso enfermeiro exercia ilegalmente a profissão há pelo menos três anos. Ele relatou que tem conhecimento de diversos outros “profissionais” que estão atuando com registros autênticos, porém lastreados em documentos falsos. Esses “profissionais” são registrados no COREN/MA, mas não têm qualificação técnica e profissional para o exercício da atividade, pois não foram capacitados por cursos ou faculdades oficiais.

A Polícia Federal entende como gravíssima a conduta do conduzido, que expôs a risco a vida de número incontável de pacientes.

O crime praticado pelo falso enfermeiro foi o de uso de documento falso – art. 304 do Código Penal – cuja pena é de dois a seis anos de reclusão, sem prejuízo de outros crimes ainda em apuração. Preso em flagrante, ele está à disposição da Justiça Federal.

Segundo a PF, casos conexos seguirão sendo apurados de forma rígida e contundente, a fim de garantir que todos os falsos profissionais da saúde sejam afastados de suas funções e respondam criminalmente por seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário